Imesc participa da Primeira Reunião do Observatório de Direitos Humanos

Publicado em 12/05/2017

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão sediou a Primeira Reunião do Observatório de Direitos Humanos, que reuniu entre os dias 08 e 10 de maio, gestores públicos, representantes do Ministério Público Estadual (MP-MA), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e de instituições de ensino.

 

Durante a Reunião, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, explicou, junto demais aos participantes, o trabalho de georreferenciamento desenvolvido pelo Instituto, dentro do Programa de Monitoramento da Violência na Grande Ilha.

 

“O Imesc está atuando fortemente na questão do georreferenciamento dos dados da violência e da análise dos aspectos socioeconômicos relacionados ao tema. Temos pesquisadores debruçados sobre essa temática, que fornecem dados fundamentais para a promoção de políticas públicas de enfrentamento à violência”, pontuou.

 

Na ocasião, o promotor do Ministério Público do Maranhão, José Cláudio Cabral Marques, citou o trabalho desenvolvido em parceria com o Imesc, que levanta dados para o enfrentamento da violência em São Luís.

 

“O Documento intitulado "'Subsídios do Diagnóstico da Segurança Pública na Ilha do Maranhão" elaborado pelo Imesc em parceria com outras instituições, busca reunir elementos para a construção de um diagnóstico da Segurança Pública da Ilha do Maranhão, e o papel desse trabalho é fornecer dados para a promoção de políticas públicas cada vez mais eficazes”, pontuou.

 

A Primeira Reunião do Observatório de Direitos Humanos se estendeu até a última quarta-feira, onde foram debatidos temas sobre a Proposta do Observatório de Direitos Humanos e a apresentação de Pacto Cooperação Estadual para melhoria do sistema prisional.

 

Subsídios ao Diagnóstico da Segurança Pública

A Equipe de pesquisadores do Imesc elaborou documento com subsídios para a construção de um diagnóstico da Segurança Pública. O documento tem como objetivo reunir elementos para a construção de um diagnóstico da violência na Grande Ilha. De acordo com a Lei Estadual 10.387, que institui o Pacto pela Paz, assinada pelo governador Flávio Dino, pretende-se fornecer subsídios para a proposição de políticas públicas e estratégias de prevenção, controle e combate à violência.

Em parceira com outros órgãos e instituições públicas, o Imesc também sedia uma sala de situação com corpo técnico especializado que monitora e analisa os indicadores de violência na região citada.