Imesc fortalece parceria com a Embrapa

Publicado em 11/05/2017

Com o intuito de ampliar o diálogo e fortalecer a parceria entre o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Cocais (Embrapa), o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, visitou a sede da Embrapa nesta quarta-feira (10), onde discutiu sobre o monitoramento e avaliação das políticas públicas do Estado do Maranhão realizadas pelo Imesc.

O presidente do Imesc apresentou os marcos institucionais e o status das ações de duas das principais políticas estratégicas do Governo do Estado, nas quais o IMESC atua com o objetivo de apoiar o processo de monitoramento e avaliação:  o Programa Mais IDH e o Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), com o objetivo de buscar a colaboração institucional da Embrapa.

“Nós já temos uma parceria bem encaminhada na elaboração dos estudos do Zoneamento Ecológico e Econômico – ZEE, e agora estamos ampliando o diálogo para pensar nas políticas de produção e geração de renda no Estado, tanto no âmbito do Programa Mais IDH, quanto no Sepab”, pontou Felipe de Holanda.

A Embrapa participou da implementação do Programa Mais IDH, por meio da disponibilização de tecnologias na área da geração de renda, como os Sisteminhas e as Feiras de Agricultura Familiar (Agritecs).

“Essa conversa foi essencial para que os técnicos da Embrapa pudessem visualizar o Programa Mais IDH e o Sepab. E assim, vamos trabalhar junto ao Imesc com indicadores que ajudem o acompanhamento da implementação dessas políticas para o aprimoramento delas”, comentou o Chefe Adjunto de Pesquisa da Embrapa Cocais, Carlos Freitas.

Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, o estreitamento da relação entre Imesc e Embrapa possibilita a incorporação de novas ferramentas e tecnologias para o monitoramento desses programas, buscando assim soluções para o desenvolvimento do Maranhão.

Macrozoneamento Ecológico Econômico do Estado do Maranhão - MACROZEE/MA

O ZEE/MA é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnica-científica e política, voltado para formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.

A Seplan concluiu, em março de 2014, o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão - MACROZEE/MA, na escala de 1:1.000.000. Em 2015, o governador Flávio Dino institucionalizou o Macrozoneamento Ecológico-Econômico, encaminhando à Assembleia Legislativa, onde foi criada a Lei Estadual Nº 10316 de 17/09/2015, posteriormente reconhecida pelo Governo Federal.

Já o Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão está sendo elaborado por determinação do governador Flávio Dino por meio do Imesc e Uema em parceria com a Embrapa. Os estudos serão realizados por etapas em todas as regiões do Estado.