Imesc realiza Projeto Bem Estar para servidores

Publicado em 11/05/2017

 O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) está implantando o “Projeto Bem Estar no Imesc”, com realização de ginástica laboral para os servidores, uma atividade que visa movimentar a rotina e ajudar na melhoria da produtividade. A ação será iniciada a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de maio.

Realizada duas vezes ao mês, a atividade é fruto de uma parceria do Imesc com a Superintendência de Acompanhamento e Valorização do Servidor da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep).

 As inscrições já estão abertas. A Ficha de Inscrição, encaminhada por e-mail, deve ser preenchida e entregue no Departamento de Recursos Humanos, até terça-feira (16). A primeira atividade acontecerá na quarta-feira, dia 17 de maio, a partir das 14:30, na Sala de Reunião do Instituto.

 A ginástica laboral baseia-se em uma série de alongamentos por diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Diferentes para cada função exercida pelo servidor, os alongamentos são de baixa intensidade e ocorrem em um curto período de tempo (de 10 a 15 minutos), a fim de evitar sobrecarregar e cansar o funcionário.

 A ação é promovida pelo Departamento de Recursos Humanos do Imesc, com o objetivo de proporcionar o bem estar físico do servidor, contribuindo para a prevenção de lesões e danos decorrentes de tensões acumuladas no decorrer da jornada de trabalho, com redução da fadiga visual, corporal e mental.

 A Assessora Técnica de RH, Cláudia Ferreira, explica que a ideia surgiu para promover a valorização e uma maior interação entre os servidores. “A ginástica laboral promove a integração entre os colaboradores, e funciona como um momento de quebra na nossa rotina de trabalho, além de proporcionar melhoria na saúde dos servidores”, completa Cláudia.

 Essa é a primeira vez que a atividade será realizada no Imesc. “Eu achei ótima ideia. A ginástica laboral é muito importante, pois contribui para diminuir os riscos à saúde e também a baixa produtividade em consequência de problemas de saúde”, diz o chefe do departamento de Tecnologia da Informação do Imesc, Said Talge.

 A atividade faz parte do projeto Espaço Bem Estar, coordenado pela Superintendência de Acompanhamento e Valorização do Servidor (Sagep/Segep), que visa a valorização da qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores do Estado do Maranhão. O projeto agrega atividades como ginástica laboral, orientações sobre as doenças do trabalho e serviço de relaxamento, e é realizado sempre que solicitado pelas secretarias e órgãos do Estado.

 Para a superintendente de Acompanhamento e Valorização do Servidor (Sagep/Segep), Lêda Bezerra, os objetivos da ginástica laboral podem ser físicos e psicológicos. “Podem ser físicos pois relaxam a musculatura e previnem os distúrbios osteomusculares; psicológicos, pois traz alívio do estresse ocasionado muitas vezes pela demanda de trabalho. Além de permitir maior interação entre as pessoas melhorando assim as relações interpessoais”, comenta.