Imesc divulga Nota de Comércio Varejista referente ao mês de janeiro de 2017

Publicado em 03/04/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta segunda-feira (03), a Nota de Comércio Varejista, referente ao mês de janeiro de 2017.

De acordo com a publicação, o comércio varejista maranhense registrou o recuo de 0,2% no volume de vendas em janeiro de 2017. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas apresentou amenização da trajetória de queda, porém apresentando ainda retração acumulada de 6,5%.

Quanto ao varejo ampliado, entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, registrou-se uma retração da ordem de 10,4%, influenciado, sobretudo, pelo encolhimento nas vendas de veículos novos, segundo os dados do Departamento de Trânsito do Maranhão – DETRAN-MA.

"O desempenho anual das vendas do varejo restrito e do ampliado continua abaixo do esperado. Contudo, continuam sendo impactados pelo crescimento da taxa de desemprego no Estado e pela taxa de juros ainda elevada", apontou a economista do Imesc e coordenadora da publicação, Daniele de Fátima Amorim.

A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, no link: http://imesc.ma.gov.br/src/upload/publicacoes/Nota_Com%C3%A9rcio_Jan_20172.pdf

Nota de Comércio Varejista

A Nota é um dos produto do Boletim de Conjuntura Econômica, e analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio - PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; e as pesquisas de Endividamento e Inadimplência e Intenção de Consumo das Famílias Ludovicenses, ambas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão - Fecomércio.