Safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.548 t, aponta Nota de Agricultura do Imesc

Publicado em 14/03/2017

A safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.548 mil toneladas (t), de acordo com a Nota de Agricultura Maranhense divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nesta segunda-feira (13). A estimativa é de que a colheita seja 110,3% maior em comparação com a safra de 2016.

O levantamento de fevereiro confirma também a produção recorde de soja, que deverá atingir a cifra de 2.489 mil t. A produção desta oleaginosa no Maranhão é, em sua maioria, dependente das chuvas, como explica o economista do Imesc, Anderson Nunes Silva:

“Por conta disso, a normalização das chuvas é um fator fundamental para que os produtores se sintam otimistas em relação ao plantio do referido grão. Destaca-se ainda que o preço da soja no mercado internacional continua aumentando, o que melhora as expectativas de maior ganho dos produtores com a venda do produto. Em janeiro deste ano, o valor da tonelada de soja estava cotado em US$ 379,59, ante US$ 323,20 no mesmo mês do ano anterior”, comenta o pesquisador.

A Nota de Agricultura aponta ainda um acréscimo na produção de milho, em comparação ao mês anterior, o que representa incremento de 5,7 mil t, fruto de novas áreas mecanizadas de milho na região de Balsas, além dos municípios de Buriti Bravo, Matões, Lagoa do Mato, e Timon.

Já a produção de arroz, deve alcançar 245 mil t, apesar da variação negativa nos anos anteriores: “Em relação ao mês anterior, a produção de arroz foi reavaliada para cima (+1,4%), o que representa o acréscimo de 84,7 mil t. Isso se deve, em grande medida, aos incrementos de área nos municípios de Carolina (+490 ha) e Sambaíba (400 ha)”, analisa Anderson Nunes.

Para acessar todas as informações da Nota de Agricultura Maranhense, acesse o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/137

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. A Nota, deste modo, se propõe fazer uma discussão prévia dos resultados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O LSPA trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA’s e COREA’s) que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).