Pesquisadores do Imesc apresentam Diagnóstico Preliminar de Segurança a instituições parceiras

Publicado em 13/03/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos apresentou, nessa quinta-feira (09), o Diagnóstico Preliminar da Segurança Pública de São Luís. O estudo foi apresentado aos representantes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), do Ministério Público (MP), da Universidade Federal do Maranhão e da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, além de gestores do Instituto.

A análise, em versão preliminar, busca reunir elementos para a construção de um diagnóstico da Segurança Pública da Ilha do Maranhão, fornecendo subsídios para a proposição de políticas públicas e estratégias de prevenção, controle e combate à violência.

“O Imesc está atuando fortemente na questão do georreferenciamento dos dados da violência e da análise dos aspectos socioeconômicos relacionados ao tema. Formaremos uma rede para a troca de informações e a discussão sobre políticas públicas específicas para o combate à violência e, com essa articulação interinstitucional, temos a certeza de que vamos fazer um trabalho com alcance bem maior”, frisou o presidente do Imesc, Felipe de Holanda.

De acordo com o Diagnóstico Preliminar, são múltiplos os fatores que explicam a escalada de violência na Ilha do Maranhão. Os dados levantados servirão para a elaboração de estratégias de prevenção, controle e combate à violência, como avaliou o promotor do Ministério Público do Maranhão, José Cláudio Cabral Marques.

“O papel desse trabalho é fornecer dados para a promoção de políticas públicas. Após a estruturação da Sala de Situação e do Diagnóstico, partiremos para a busca de novos parceiros institucionais. Precisamos levar esse conhecimento também às universidades. Identificar as causas da violência não é algo restrito à polícia militar. Diversos órgãos públicos e setores da sociedade são responsáveis por participar na diminuição desses altos índices de criminalidade, fornecendo dados para o Governo do Estado combater a criminalidade de uma forma mais efetiva”, frisou o promotor.

Durante a apresentação do Diagnóstico, o geógrafo do Imesc, Yata Anderson Masullo, relatou a metodologia utilizada para a obtenção dos dados.

“Técnicas de georreferenciamento são utilizadas para compreender a dinâmica da criminalidade nos diversos Conselhos para a Paz – CPP, e também ao nível dos bairros que compõem aqueles conselhos. Analisam-se a dinâmica dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, abrindo-se os dados, quando possível, para abarcar temas como a violência contra jovens, mulheres, assim como latrocínio e letalidade por ação da polícia. Avaliam-se, além da localização, dia e horário de cometimento dos crimes, em cada CPP ou Bairro.”

 

Sobre o Diagnóstico

O Diagnóstico Preliminar dos Crimes Violentos Letais Intencionais em São Luís, em versão preliminar, busca reunir elementos para a construção de um diagnóstico da Segurança Pública da Ilha do Maranhão. Nos termos da Lei Estadual 10.387 que institui o Pacto pela Paz, pretende-se fornecer subsídios para a proposição de políticas públicas e estratégias de prevenção, controle e combate à violência.

De acordo com a Lei, o debate será subsidiado por Diagnóstico da Segurança Pública, a ser produzido pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc, em colaboração com diversas Secretaria e Órgãos com participação nas políticas de Segurança no Estado.