Imesc assina convênio para desenvolvimento do município de Matinha

Publicado em 15/02/2017
O desenvolvimento exige planejamento e gestão por parte do poder público, tendo por finalidade a ampliação de oportunidades e universalização de direitos.  É nesse sentido que o Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), tem realizado parcerias com prefeituras para auxiliar tecnicamente esses municípios a planejarem políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

Nesta quarta-feira (15), como parte da comemoração do 68º aniversário de Matinha, na Baixada Maranhense, o Imesc e a prefeitura daquele município assinaram o convênio do projeto de “Elaboração de Estudos e Diagnósticos e a Construção de Diretrizes para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Município de Matinha”, elaborado em consonância com o “Plano de Governo para o Município de Matinha – Quadriênio 2017-2020”.  Na ocasião, também foi assinado um acordo celebrado entre o Imesc, a Prefeitura Municipal de Matinha e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD).

O projeto prevê ampla pesquisa de campo, tanto na sede quanto na área rural. O trabalho de campo, combinado aos dados estatísticos produzidos e sistematizados pelo instituto, resultarão em um diagnóstico da situação da cidade, abordando as potencialidades e desenhando as diretrizes para o desenvolvimento inclusivo e sustentável de Matinha.

Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, este trabalho tem seu foco na construção de uma nova dinâmica nas políticas públicas estaduais, contribuindo para incentivar a constituição de nova mentalidade de gestão pública municipal:  “Todos os setores técnicos do Imesc estão envolvidos nesse projeto, que tem um caráter transversal e multidisciplinar, dado que faz parte de um programa envolvendo não apenas a necessidade de desenvolvimento econômico do município, mas também as dimensões de sustentabilidade somada ao caráter de planejamento democrático, conforme solicitado pela Sra. Prefeita de Matinha, e em sintonia com a visão do governador Flávio Dino, que valoriza a dimensão participativa nesses processos.

Felipe de Holanda destacou que o Imesc trabalha para ampliar as parcerias com outros municípios do estado, sempre levando em consideração o apoio ao planejamento e ao monitoramento e avaliação das políticas públicas. por meio do diálogo com outras prefeituras.

A prefeita de Matinha, Linielda Nunes, falou da importância do convênio para o município, destacando o protagonismo do Imesc no processo de planejamento e gestão da cidade. “Com intuito de fazer o município crescer socialmente, economicamente e sustentavelmente, procuramos o Governo do Estado para que pudesse nos ajudar. Assim, o Imesc nos abraçou, elaborando o projeto de desenvolvimento de Matinha. Esse é um projeto que não é imediatista, portanto, vamos trabalhar para que aconteça e permaneça para o benefício desta e das próximas gestões”, comenta a prefeita.

Matinha
Inserido no polo turístico Lagos e Campos Floridos, o município de Matinha apresenta uma extensa área formada por vastos campos inundáveis. O município apresenta potencial significativo para o desenvolvimento do trade turístico, como retrato de suas belas paisagens, história, gastronomia, folguedos e populações tradicionais. Seu potencial no ramo turístico se destaca nos segmentos ecológico, rural, urbano, cultural e religioso e, se bem explorados podem trazer renda ao município. As atividades de piscicultura e aquicultura também apresentam destaque dentre as atividades produtivas do município.

O Diretor de Estudos e Pesquisas do Imesc, Frederico Burnett, falou do projeto, inédito no Maranhão. “Quando a prefeitura de Matinha procurou o Imesc e solicitou esse apoio para trabalhar junto ao município um projeto de desenvolvimento, foi ao mesmo tempo uma oportunidade de aplicar os conhecimentos que o instituto tem, mas também um desafio, pela urgência que uma ação dessa exige”, explica o diretor.

A pesquisa
As pesquisas realizadas pelo Imesc nos próximos meses, gerarão quinze produtos que darão suporte aos programas de desenvolvimento econômico e social, além de questões de meio ambiente, território e gestão pública, que vão otimizar as ações da prefeitura e ampliar a capacidade de atração de investimentos públicos e privados no município.

As atividades de campo dos técnicos do Imesc terão início ainda em fevereiro, com coleta e análise de dados. Em março a equipe fará trabalho de campo em visitas locais que se estenderão até maio deste ano.