Imesc apresenta projeto de atualização de divisas aos gestores dos municípios da Grande São Luís

Publicado em 09/02/2017

Representantes de três municípios da Grande Ilha de São Luís participaram, com os técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de uma reunião técnica de apresentação do planejamento e metodologia para o reordenamento territorial dos municípios.

A reunião aconteceu na sede do Imesc, nesta quarta-feira (08), e contou com a presença do secretário de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano de São Luís, Júlio César Marques; do vice-prefeito de São José de Ribamar, José Eudes Sampaio; do representante da Regularização Fundiária de Paço do Lumiar, José Ramos Santos Gomes; da representante do IBGE, Eli Marta Barroso; do diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos, Josiel Ribeiro Ferreira; e da equipe de técnicos do Imesc.

“Tendo em vista os avanços recentes na institucionalização da Região Metropolitana da Grande São Luís, esta é uma excelente oportunidade de concluirmos o processo de revisão de limites entre os municípios da Ilha do Maranhão”, destacou o presidente do Imesc, Felipe de Holanda.

Durante a explanação, foram apresentadas as propostas da linha operacional que atualiza as divisas entre os municípios de São Luís e São José de Ribamar; e entre os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

“A partir da apresentação dessa linha operacional, percebemos que há poucas divergências entre o que a linha apresenta e o entendimento dos gestores. O que vamos fazer agora é iniciar os trabalhos de campo, utilizando nossa metodologia já consolidada, e com isso ter certeza de que essa linha obedece e satisfaz as necessidades dos municípios tanto na área social quanto territorial”, apontou Josiel Ferreira.

O vice-prefeito de São José de Ribamar, José Eudes Sampaio, reiterou a proposta da linha operacional traçada com o município de São Luís: “Com São Luís não há nenhuma dúvida sobre a linha operacional apresentada. Já em relação a Paço do Lumiar, percebemos que a nova gestão tem um interesse muito grande em resolver o problema, disponibilizando-se para que esse esclarecimento se transforme em um grande acordo para que Paço do Lumiar e São José de Ribamar definitivamente não tenham mais problemas de divisas e os dois municípios saiam ganhando, para que seja feita justiça com os moradores”.

A supervisora da Base Territorial do IBGE, Eli Marta Barroso, destacou a importância do trabalho de atualização das divisas para o levantamento censitário realizado pelo Instituto. “Esse processo de atualização das divisas entre os municípios da Grande Ilha é muito bom para a nossa autonomia junto ao levantamento censitário na hora da coleta. Existe um limite operacional onde o IBGE faz o levantamento. Esse estudo de campo junto aos municípios vai melhorar muito a nossa coleta censitária”, apontou a supervisora.

Na próxima etapa do Projeto de Reordenamento Territorial da Ilha do Maranhão, serão realizados os levantamentos de campo com os técnicos do Imesc e os gestores dos quatro municípios, até o mês de março, de acordo com o cronograma de atividades do Projeto.

“O convênio celebrado entre o Imesc e a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão em dezembro do ano passado, permitirá que estes acordos realizados entre os municípios da Ilha sejam fixados em lei. Por falar em metropolização, o Imesc está à disposição dos demais municípios integrantes da região metropolitana de São Luís para apoiar, em parceria com o IBGE, revisões de limites que se fizerem necessárias entre eles”, finalizou Felipe de Holanda.

O Projeto de Atualização das divisas para consolidação dos limites tem atuação em todo o Estado do Maranhão, e foi celebrado a partir de um convênio entre a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), o Imesc e o IBGE, visando os trabalhos referentes à consolidação da divisão político-administrativa dos municípios do Maranhão.