Território e Desenvolvimento em debate durante Seminário do Imesc

Publicado em 02/12/2016

Durante toda a última quarta-feira (30), economistas, geógrafos e demais pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) apresentaram estudos socioeconômicos e regionais durante o Seminário Território e Desenvolvimento no Maranhão, que aconteceu no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, no Centro Histórico.

O Seminário, que reuniu pesquisadores e autoridades governamentais, discutiu conteúdos e efetividades do combate à pobreza, rumos e perspectivas da produção econômica do Estado, caminhos e possibilidades da gestão urbana e ambiental.

Para o presidente do Instituto, Felipe de Holanda, o evento foi importante para a discussão das mudanças realizadas com a construção de indicadores sociais.

“Realizamos o monitoramento e avaliação de várias políticas centrais do Estado, a exemplo do Mais IDH e do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento. Temos sido bastante desafiados e estamos cumprindo um papel de suma importância no que diz respeito à produção de informações, estudos e pesquisas para o sistema de planejamento do Estado”, apontou Felipe de Holanda.

Pela manhã, foram realizadas duas mesas redondas que trataram sobre as políticas de combate à pobreza no Maranhão e os desafios do planejamento e da gestão ambiental no Maranhão. Na oportunidade, a economista do Imesc, Talita Nascimento, retratou a pobreza do Maranhão e suas formas de enfrentamento em dados estatísticos.

Iniciando a programação da tarde, o economista Dionatan Carvalho apresentou a palestra “Mudanças na Matriz Produtiva do Maranhão”, que abordou o cenário econômico do Estado, enquanto o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, ministrou a palestra “Desafios do Desenvolvimento Econômico Maranhense”.

“A ideia dessa mesa é olhar para essa nova estrutura produtiva que o Maranhão desenvolveu ao longo desta década”, apontou o pesquisador aos mais de 200 inscritos no evento.

O Imesc também levou ao seminário o trabalho que desenvolve na Regionalização do Maranhão, com a palestra do professor Frederico Lago Burnett intitulada “Proposta de Regionalização do Maranhão” e do geógrafo Josiel Ribeiro Ferreira, com o tema “Desafios para Atualização dos Limites Municipais do Maranhão”.

“O Imesc possui 183 solicitações de revisão de divisas de diversos municípios. Cabe ao Instituto produzir e manter atualizada a Base Cartográfica do Estado, e o Projeto de Atualização Cartográfica dos Municípios do Estado do Maranhão é uma das ações que delega aos Estados a responsabilidade pelos atos que consolidam a divisão político-administrativa de seus municípios”, frisou Josiel.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também participou do Seminário palestrando sobre o tema “Matriz de Desenvolvimento Econômico Regional e Estratégias de Desenvolvimento Humano”.

O chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, participou do evento representando o governador Flávio Dino, e falou sobre o papel do Imesc no Governo do Estado. “O Estado tem políticas públicas importantes que precisam ser avaliadas, e quem faz isso com muita competência é o Imesc. O Instituto mostra onde o Estado acerta e onde não acerta nas suas políticas públicas. Então, valorizar o Imesc é ao mesmo tempo dotar o Estado de condições para a avaliação de seus gestos e atos”, argumentou.

Homenagens

Como parte da programação e da comemoração dos 10 anos do Instituto, o Imesc homenageou, com a entrega de placas de homenagem, cinco personalidades e instituições que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do órgão.

Foram eles:

José Ribamar Trovão, pesquisador do Instituto, pela dedicação nos estudos e pesquisas desenvolvidas no Instituto ao longo dos anos;

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representado pelo analista João Ricardo Costa Silva, pelo apoio e disposição para a cooperação institucional;

Jackson Lago (in memoriam), representado pela senhora Clay Lago, por ter proporcionado ao Instituto os primeiros desafios no apoio ao planejamento estadual;

José Reinaldo Tavares, representado por João Batista Matos, pela visão estratégica de propor e apoiar de maneira decisiva a lei de criação do Instituto;

Governador Flávio Dino, representado pelo chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, por sua visão inspiradora e pelo apoio imprescindível ao fortalecimento do Instituto como polo gerador de estudos e informações para o planejamento e para o debate qualificado sobre as políticas públicas e o desenvolvimento do Estado do Maranhão.