Imesc divulga Nota de Mercado de Trabalho de Outubro/2016

Publicado em 25/11/2016

Segundo os dados relativos à dinâmica do mercado de trabalho formal no Estado do Maranhão em outubro, divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), constatou-se o fechamento de 410 vagas de empregos formais, com concentração de demissões líquidas na Indústria de Transformação, com perda de 1.442 vagas.

É importante destacar que quase totalidade das demissões líquidas do setor da Indústria de Transformação ocorreu no segmento sucroalcooleiro, sendo 814 na atividade fabricação de açúcar (Coelho Neto) e 470 na fabricação de álcool (Aldeias Altas). Entretanto, os setores da Agropecuária, o Comércio e os Serviços apresentaram saldo positivo, gerando 1.313 vagas de emprego formal maranhense.

No acumulado do ano até outubro de 2016 foram registradas 10,7 mil demissões líquidas, uma variação negativa de 5,9 mil vagas em relação ao mesmo período de 2015. Somente o setor de Serviços apresentou resultado positivo, com a geração de 3 mil empregos, contribuíram principalmente os segmentos de Teleatendimento (+1,7 mil) e os serviços de apoio à Gestão de Saúde (+1,1 mil). Por outro lado, o setor com maior número de desligamentos líquidos, ao longo do ano, continua sendo a Construção Civil (-9,1 mil), seguida do Comércio (-3,2 mil). 

No cenário nacional, o mercado de trabalho registrou fechamento de 74,7 mil empregos formais no país. No entanto no acumulado de 2016, foram fechadas 751,8 mil vagas formais, marcando inversão da trajetória de deterioração relativa a 2015: foi a primeira vez em 2016 que o acumulado marca redução em relação ao de 2015. Considerando o recorte setorial, todos os subsetores apresentaram demissões líquidas no país entre janeiro e outubro. A Construção Civil (-33,5 mil) e Serviços (-30,3 mil) foram aqueles que mais contribuíram para o resultado geral negativo.

Sobre a Nota de Mercado de Trabalho

A Nota de Mercado de Trabalho é um dos objetos analisados pelo Boletim de Conjuntura Econômica que é publicado mensalmente pelo IMESC. Desse modo, a proposta é fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), tendo como referência a região Nordeste e o Brasil, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O CAGED trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica.

Para ter acesso à nota de Mercado de Trabalho, veja no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/116