Imesc divulga Nota de Mercado de Trabalho de Julho/2016

Publicado em 29/08/2016

Segundo os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o Maranhão foi o Estado com o melhor saldo de empregos da Região Nordeste em julho de 2016, com a geração de 214 postos de trabalho, com destaque para a contribuição positiva da Agropecuária e dos Serviços.

A agropecuária teve destaque na atividade do Cultivo de cana-de-açúcar, com a criação de 183 novas vagas, principalmente no município Campestre do Maranhão. Já nos Serviços, o subsetor Serviços de Alojamento e alimentação foi o que mais contratou liquidamente, com a abertura de 226 vagas.

No acumulado do ano, o Estado registra aproximadamente 13 mil demissões líquidas observadas principalmente na Construção Civil (-7,8 mil) e Comércio (-4,8 mil).

Segundo o economista do Imesc, Geilson Pestana, os desligamentos da Construção Civil ocorreram principalmente na atividade Obras de Infraestrutura, o que acabou impactando no saldo do emprego do setor. “Alguns fatores contribuíram para essa queda, como a desmobilização de postos de trabalho de obras concluídas em 2016, mas iniciadas em 2015, decorrentes do programa Mais Asfalto; interrupção das obras de duplicação da BR 135 e do Programa Minha Casa Minha Vida (Governo Federal)”, explicou o economista.

Ao analisar os municípios maranhenses, São Luís apresenta a maior concentração de demissões líquidas no acumulado de 2016, com predominância nos setores Construção Civil e Comércio. Em contraponto, as atividades relacionadas ao complexo sucroalcooleiro e aos Serviços foram destaque na criação de empregos formais, em especial nos municípios Campestre do Maranhão e Imperatriz, respectivamente.

No mercado de trabalho formal brasileiro foi registrado o fechamento de 94,7 mil postos de trabalho no país, uma atenuação de 63,2 mil no resultado do mês de julho de 2015.

Sobre a Nota de Mercado de Trabalho

A Nota de Mercado de Trabalho é um dos objetos analisados pelo Boletim de Conjuntura Econômica que é publicado mensalmente pelo IMESC. Desse modo, a proposta é fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), tendo como referência a região Nordeste e o Brasil, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O CAGED trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica.

Para ter acesso à nota de Mercado de Trabalho, veja no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/106