Imesc representa Governo do Maranhão no Dia D - Mais IDH em Cajari

Publicado em 22/08/2016

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) participou no último sábado (20) do Dia D - Mais IDH, no municípios de Cajari. O Dia D foi realizado com o intuito de mobilizar, prestar serviços à população, fiscalizar obras e divulgar as ações de forma simultânea nos 30 municípios que fazem parte do programa.

O Presidente do Imesc, Felipe de Holanda e a Secretária Adjunta de Participação Popular (da Sedihpop), Creuzamar de Pinho, representaram o governador Flávio Dino na cidade de Cajari. Felipe de Holanda ressaltou a importância da aproximação entre o Governo do Estado e população para a melhoria dos indicadores sociais da cidade.

Na oportunidade, Felipe de Holanda relatou que o diferencial do Plano Mais IDH é o foco nas políticas e na atenção aos que mais precisam: “Anteriormente havia uma preocupação em focar apenas num conjunto de políticas voltas para a atração de grandes empreendimentos, com pouquíssima atenção para a qualidade de vida das pessoas. Com o Plano Mais IDH, vamos distribuir a riqueza do Maranhão com qualidade na saúde, na educação, no saneamento básico e na produção,” destacou.

O Imesc levou para Cajari o resultado de alguns do trabalhos relacionados ao Plano Mais IDH, como o Diagnóstico Avançado e o Atlas, que dispõem de informações específicas do município. “Além de alguns produtos já produzidos, estamos com duas pesquisas em andamento em Cajari, uma relacionada com a utilização de recursos hídricos pelos Sisteminhas e a outra sobre o programa Minha Casa, Meu Maranhão”, completou o presidente Felipe de Holanda.

Projeto de Pesquisa sobre Cajari

O Imesc possui dois projetos em andamento no município de Cajari. São eles o projeto de pesquisa "O Plano Mais IDH e a produção habitacional ", desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e o Curso de Arquitetura e Urbanismo, ambos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A pesquisa analisa o plano de habitação rural do nos municípios do Plano Mais IDH, com atividades de campo já desenvolvidas no Povoado São Miguel, comunidade quilombola de Cajari, que receberá 49 unidades habitacionais do Programa. Em outubro do ano passado, foram realizadas visitas técnicas às moradias de taipa e palha que serão substituídas por casas de tijolos e telhas.

O Imesc também tem realizado um trabalho de pesquisa voltado para o uso correto dos recursos hídricos em municípios do Maranhão. Foram escolhidos os municípios incluídos no Plano de Ações do Mais IDH, Serrano do Maranhão, localizado na Bacia do Rio Turiaçu e Cajari, na Bacia do Rio Mearim para a pesquisa sobre “Arranjos Produtivos na gestão dos recursos hídricos a partir da implantação do SISTEC nos municípios de Serrano e Cajari”.

Ambos contam com a base da economia pautada na agropecuária e no extrativismo, com destaque para agricultura familiar no município de Serrano e a pesca no município de Cajari, atividades que demandam atenção para o uso da água e sua gestão.

Mais IDH em Cajari

Além dos serviços básicos de saúde, a população de Cajari recebeu informações sobre as realizações na área de produção, educação, saúde, dentre outros. Felipe de Holanda e Creuzamar de Pinho vistoriaram as obras de abastecimento de água rural.  Com Dois poços já perfurados e um terceiro em fase de perfuração, a obra beneficiará os povoados de Bolonha, Porteira e São José II.

Cajari está sendo beneficiada ainda com ações da Força Estadual de Saúde, que já realizou mais de 4200 atendimentos com equipe formada por um médico e dois enfermeiros.

Para dar autonomia na produção de alimentos com plantio de autossubsistência e comercialização do excedente, a população de Cajari recebe assistência técnica do “Sisteminha”, programa que incentiva criação de peixes, aves, húmus e na produção de hortaliças e frutas. Atualmente já são 525 sisteminhas instalados nos 30 municípios do Plano de Ações ‘Mais IDH’.

No plano da habitação, o governo reforçou o Programa Minha Casa, Meu Maranhão e entregará aos moradores da cidade, 108 casas distribuídas nos povoados de São Miguel com 49 unidades e Gameleira com 59 unidades. O governo do Maranhão já concluiu a construção de 55 unidades.