Projeto Maranhão em Mapas reúne cartogramas temáticos do estado

Publicado em 10/08/2016

No momento em que o Governo do Maranhão assume o desafio de levar desenvolvimento socioeconômico a todo o território estadual, a cartografia passa a ter um papel decisivo no processo de conhecimento e na análise das múltiplas realidades. Pensando nisso, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) desenvolveu o Maranhão em Mapas, plataforma digital que reúne cartogramas temáticos, distribuídos e organizados em diferentes temas pertinentes ao estado.

As cartas geográficas reunidas no site apresentam informações sobre recursos naturais, socioeconômicos, infraestrutura, uso e cobertura da terra, mapas jurídico-institucionais, dentre outros, em um conjunto de imagens que retratam diferentes aspectos do ambiente natural, dos processos sociais e dos esforços de planejamento efetivados sobre o território maranhense em diferentes épocas.

“Criamos uma plataforma digital intuitiva que ajuda o usuário a encontrar com facilidade mapas de seu interesse, podendo fazer o download em formato PDF ou JPEG.”, esclareceu a Diretora de Comunicação e Disseminação de Dados, Lígia Teixeira.

O conjunto de mapas foi elaborado por equipes técnicas do Imesc, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como explica a chefe do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento, Maria de Lourdes do Santos Silva.

“O papel do Imesc foi de agregar todos os mapas que já existiam a nível de estado em uma única publicação. Alguns mapas já haviam sido publicados pela Uema e pela Embrapa, por isso a ideia do Imesc foi criar uma coleção de Cartogramas, juntando todos os mapas com informações temáticas de recursos naturais e socioeconômicos”, explica a pesquisadora.

O documento, disponível para download no site do Imesc, classifica o conjunto de mapas em três grandes áreas, Físicos-Ambientais, Socioeconômicos e Regionalizações do Maranhão.

Atlas Mais IDH

O Imesc também disponibiliza em seu site institucional, a base cartográfica do Atlas Mais IDH. Composto de informações georreferenciadas na forma de mapas temáticos de natureza geográfica, de recursos naturais e socioeconômicos, o Atlas reúne mapas temáticos de drenagem, uso e ocupação da terra, uso institucional, municipal e carta-imagem dos trinta municípios do Plano Mais IDH.

Organizado por áreas de abrangência dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH do Estado do Maranhão, o documento é embasado em dados geográficos, socioeconômicos e naturais, reunindo informações espacializadas, permitindo o conhecimento, a localização e o aprofundamento das mais variadas peculiaridades dos territórios municipais com suas potencialidades e fragilidades.

A identificação desses aspectos, sejam eles positivos ou negativos, auxiliará no planejamento governamental e no norteamento das políticas públicas.

Acesse a publicação: http://imesc.ma.gov.br/maranhaoemmapas/Home/mapas