Imesc e Sefaz produzem oficina sobre matriz insumo-produto

Publicado em 18/07/2016

Com o objetivo de aprofundar os mecanismos de planejamento estadual e impacto dos fluxos e demandas do setor produtivo no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), produzem entre os dias 18 e 22 de julho, a Oficina Matriz de Insumo-Produto.

Na oportunidade, as equipes técnicas do Departamento de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do Imesc e da Sefaz discutirão metodologias relacionadas à matriz insumo-produto com o objetivo de auxiliar o Planejamento Estadual no que se refere aos impactos econômicos dos setores produtivos do estado.

A oficina será ministrada pelo economista Ricardo Kureski, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Como explica o chefe do Departamento de Contas Regionais e Estudos Populacionais do Imesc, Dionatan Carvalho, a Matriz Insumo-Produto é fundamental para a identificação das atividades produtivas: “Uma Matriz Insumo Produto mostra os fluxos de produção e de demanda, ou seja, o que está sendo produzido no Estado e o que está sendo demandado para produzir. Isso é importante do ponto de vista do Planejamento Estadual porque é possível entender o impacto econômico de um novo empreendimento a partir do momento em que se sabe o quanto ele demanda de insumo, e o quanto ele pretende produzir. Com isso, podemos perceber o efeito multiplicador de um empreendimento no Estado como um todo”, destacou.

A oficina será realizada na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em São Luís, a partir da próxima segunda-feira no horário das 13h às 18h.

 

Sobre a matriz insumo-produto

A teoria da matriz insumo-produto foi desenvolvida pelo economista russo Wassily Leontief. Como o próprio nome sugere, essa teoria permite a identificação da interdependência das atividades produtivas relacionadas aos insumos e produtos utilizados e decorrentes do processo de produção.

No Brasil, o cálculo da Matriz Insumo-Produto cabe ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com institutos de pesquisas, fundações e entidades ligadas a estudos socioeconômicos.