IMESC promove Curso de Formação em Avaliação de Políticas Públicas

Publicado em 20/05/2022
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), promoveu o curso “Formação em Avaliação de Políticas Públicas”, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Jannuzzi, referência nacional na área. O curso foi realizado no auditório da SEPLAN, localizado no edifício Clodomir Milet, no Calhau, e encerrou nesta quinta-feira (19).

A capacitação aconteceu no período de 11 de abril a 19 de maio, em duas etapas. A primeira etapa ocorreu de 11 de abril a 11 de maio, remotamente, via plataforma virtual da Escola de Governo do Maranhão (EGMA). A segunda foi de 16 a 19 de maio, presencialmente.

A presidenta do IMESC, Talita Nascimento, destaca que o curso contribuiu de forma positiva para os trabalhos que o Instituto tem realizado no campo da avaliação das políticas públicas. “Esse curso nos ajudará a consolidar a escolha de uma metodologia que poderá ser aplicada para as demais pesquisas avaliativas realizadas pelo IMESC", pontua.

O curso permitiu aos pesquisadores do IMESC aprofundarem os conhecimentos em metodologias de avaliação, em uma perspectiva sistêmica, para subsidiar a produção de insumos relevantes para o desenho, a gestão e a análise de resultados e impactos de políticas e programas públicos estaduais.

O professor Paulo Jannuzzi falou sobre a importância do curso: “Ajudou a consolidar o conhecimento que a equipe já tinha no campo de avaliação. Meu papel aqui foi resolver dúvidas e introduzir novos elementos conceituais para que eles possam desenvolver essas atividades de avaliação de forma ainda mais competente”.

A técnica do IMESC, Carla Vanessa, ressalta que o curso foi muito interessante, principalmente para o desenvolvimento profissional dentro das avaliações e pesquisas que o Instituto produz. “O exercício de elaboração dos mapas de processos e resultados nos fez entender melhor sobre os programas e projetos que monitoramos e avaliamos”, explica.

Do IMESC, participaram servidores públicos, bolsistas e estagiários da Diretoria de Estudos e Pesquisas. O curso também contou com a participação de servidores públicos de outras secretarias e órgãos: SEPLAN, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e Egma.