Características da população inscrita no CadÚnico é tema de Boletim Social lançado pelo IMESC

Publicado em 04/01/2022
A 9ª edição do Boletim Social traz como título Caracterização da população e dos domicílios maranhenses inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os dados disponibilizados pelo Ministério da Cidadania apontaram que o estado do Maranhão registrou 1,5 milhão de famílias inscritas em 2020. O estudo foi lançado nesta terça-feira (4) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“A tabulação dos dados do Cadúnico é importante para se traçar o perfil das pessoas cadastradas e assim subsidiar a formulação de políticas públicas para essa população”, frisa o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

O Boletim trata das características dos domicílios e das pessoas inscritos, sendo analisados os dados do Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e das Regiões de Desenvolvimento e municípios maranhenses.

Ao analisar as características dos domicílios inscritos no CadÚnico no Maranhão, observou-se que a maioria apresentou condições adequadas, tanto em questão de materiais utilizados para as paredes externas e piso, quanto de saneamento básico, embora essa adequação não seja constatada na mesma proporção em todas as regiões do estado.

“No mercado de trabalho, foi possível observar que a maior parte das pessoas em idade ativa ocupadas trabalhava na informalidade e, em relação à educação, a maioria dos inscritos possuía ensino fundamental incompleto ou médio completo”, destaca a chefa do Departamento de Estudos Populacionais e Sociais, Talita Nascimento.

O Boletim Social tem o objetivo de fornecer indicadores de fontes oficiais sobre temas variados da realidade social, com o objetivo de subsidiar a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas no Maranhão. Além da publicação, são disponibilizados um infográfico e a base de dados do boletim em uma planilha do Excel.

Acesse o boletim na íntegra, clicando AQUI.