IMESC divulga valor do PIB do Maranhão referente a 2018

Publicado em 13/11/2020
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), divulgou, nesta sexta-feira (13), o valor do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão referente ao ano de 2018. O estado apresentou variação positiva de 2,9%, com valor corrente de R$ 98,179 bilhões. Com isso, o Maranhão mantém a participação de 1,4% no PIB do Brasil, com base nos dados produzidos pelo projeto de Contas Regionais.

Esse resultado positivo posiciona o PIB maranhense em oitavo lugar em relação ao PIB dos estados brasileiros. Já no Nordeste, o Maranhão aparece na primeira colocação.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, fala sobre o bom desempenho do estado: “O Maranhão mantém uma trajetória de crescimento, explicado pelo bom desempenho do setor secundário e terciário maranhense, com destaque para as atividades de metalurgia e comércio, respectivamente, assim como os investimentos privados e públicos efetuados no período, com destaque para as áreas de Movimentação Portuária, Transporte e Logística, Indústria de Transformação, entre outros investimentos que foram promovidos pelo Governo do Estado”.

O PIB é composto por três grandes setores (Agropecuária, Indústria e Serviços) somados aos impostos líquidos de subsídios. Quanto à composição setorial, os serviços representaram 72,5% do Valor Adicionado Bruto (VAB) total em 2018, seguido pela Indústria e, por fim, pela Agropecuária, com pesos de 18,5% e 8,9%, respectivamente. Dentre esses, a Indústria foi a única que ganhou participação (+1,5 p.p.) com relação ao ano anterior, com destaque para a Indústria de Transformação, que apresentou maior crescimento (+9,2%), notadamente nas atividades de metalurgia e fabricação de celulose.

Acesse a publicação na íntegra, clicando AQUI.