Nota do IMESC sobre comércio varejista aponta performance do varejo maranhense superior ao crescimento do país

Publicado em 17/09/2020

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio- PMC/IBGE, referentes a junho desse ano, apontam evolução positiva no comércio maranhense, registrando alta de 14,3% das vendas no varejo restrito e de 13,7% no varejo ampliado na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é um dos destaques da Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre Comércio Varejista, referente a junho/julho de 2020. A publicação foi lançada nesta quinta-feira (17), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“Esses dados são bem superiores à média nacional, que registrou 0,5% de aumento no restrito e queda de 0,9% no ampliado, considerando o comparativo interanual. O bom resultado das vendas no mercado maranhense foi acompanhado da geração líquida de 878 postos formais de trabalho em julho”, explica o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Em relação à variação contra o mês de maio, as vendas no comércio varejista restrito maranhense tiveram expressivo aumento em junho, com alta de 28,9%. Já o comércio varejista ampliado do Maranhão registrou alta de 32,6% na variação mensal.

No mês de junho de 2020, o comércio varejista restrito brasileiro cresceu 8% em comparação ao mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). As duas atividades comerciais que apresentaram melhor performance nesse período foram: “Livros, jornais e revistas” (69,1%) e “Tecidos, vestuário e calçados” (+53,2%).

Acesse a publicação completa, clicando AQUI.