Nota do IMESC aponta crescimento do emprego celetista no Maranhão, em julho

Publicado em 15/09/2020
A Nota Mensal de Conjuntura Econômica com o tema Mercado de Trabalho Formal traz como destaque o crescimento do emprego celetista no Maranhão, em julho de 2020, registrando saldo positivo de 4.919 vínculos formais, o que representa uma alta de 1,03% em relação ao estoque do mês anterior, o maior crescimento do país. A Nota foi lançada nesta terça-feira (15) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

O estudo está fundamentado com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), elaborado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), do Ministério da Economia (ME).

O desempenho positivo do emprego formal maranhense no mês de julho ocorreu de forma disseminada em todos os grupamentos de atividade, capitaneado, sobretudo, pela “Construção” (+1,98 mil vínculos), “Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura” (+969 vínculos) e pelo “Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas” (+878 vínculos). O grupamento “Serviços” (+764 vínculos) e a “Indústria geral” (+327 vínculos) também contribuíram para o resultado expressivo no mês.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, destaca que, “nos sete meses de 2020, foram gerados, no Maranhão, 2.327 vínculos formais de emprego, o segundo maior saldo de vínculos formais do país e o único do Nordeste que apresentou geração de empregos no acumulado do ano”.

Apesar da crise sanitária da Covid-19, que impôs restrições às atividades econômicas a partir de março, quatro dos cinco setores de atividades apresentam abertura de empregos formais em 2020. Destaca-se ainda, que São Luís, tanto no mês de julho, como no acumulado de janeiro a julho de 2020, foi o terceiro município que mais gerou vagas no país.

No dia 20 de agosto de 2020, o Governo do Maranhão anunciou o Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado (PEE Celso Furtado), o qual destina R$ 558 milhões em investimento em obras e compras públicas. Diante do expressivo número de empregos formais que o programa pretende gerar e, considerando a retomada das atividades econômicas do estado, é cenarizado um ambiente favorável à obtenção de saldos de empregos formais positivos nos meses do segundo semestre de 2020.

O emprego celetista no Brasil apresentou crescimento em julho de 2020, registrando saldo de 131 mil postos de trabalho.

Acesse a publicação completa, clicando  AQUI