IMESC e JUCEMA reconduzem parceria para elaboração de mapa interativo das empresas maranhenses

Publicado em 20/07/2020

Nesta segunda-feira (20), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC ), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), se reuniu com o vice-presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Ricardo Diniz, para apresentar a metodologia do estudo de Espacialização de Empresas localizadas em São Luís e para dar continuidade à parceria com a instituição para a elaboração de um mapa interativo das empresas maranhenses. Estavam presentes na reunião o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, e os técnicos do IMESC Vitor Raffael, Bruno Silva e Eduardo Campos. A reunião aconteceu na sede do instituto, no Palácio Henrique de La Rocque, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau.

“A reunião teve como foco renovar os trabalhos relacionados ao convênio que o IMESC tem com a Jucema e alteração do plano de trabalho para o fortalecimento institucional de ambos os órgãos”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Na ocasião, os técnicos do IMESC apresentaram o estudo “Espacialização das empresas em São Luís: concentração de estabelecimentos e dos setores de atividades econômicas por bairro”, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN) e o Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Rural e Urbano (INCID), ambos órgãos da Prefeitura de São Luís.

A pesquisa objetiva oferecer informações úteis para iniciativas voltadas ao planejamento e à gestão pública, focando em aspectos espaciais do conjunto de empresas formais ativas situadas em São Luís, com base na localização dos endereços desses estabelecimentos.

Por sua vez, o vice-presidente da Jucema, Ricardo Diniz, apresentou o Painel de Empresas do Maranhão, base de dados que reúne informações sobre o empresariado local. “A parceria entre IMESC e Jucema é fundamental para fazer estudo de inteligência territorial, que é na verdade o georeferenciamento da base estadual de empresas do Maranhão. Isso é relevante para subsidiar estudos empresariais e disponibilizar para o público em geral um mapa interativo das empresas maranhenses”, informa Diniz.

O objetivo é que a Jucema disponibilize sua base de dados sobre as empresas e as duas instituições trabalhem em conjunto para aplicar a metodologia de espacialização para a criação do mapa interativo e façam a divulgação por meio do DataIMESC, plataforma de divulgação de dados do Instituto.