Categoria de Motos apresenta crescimento de 4,87% em licenciamentos de veículos novos, no acumulado de janeiro a setembro de 2019

Publicado em 06/11/2019
O segmento Veículos e motos emplacou um total de 6.682 veículos novos, sendo que 57,8% deste total foram da categoria motos, que apresentou um crescimento de 4,87% no total de licenciamentos de veículos novos, no acumulado de janeiro a setembro de 2019, quando comparado ao período de janeiro a setembro de 2018. É o que analisa o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) na Nota Bimestral do Comércio Varejista, referente aos meses de julho e agosto de 2019, divulgada nessa segunda-feira (4).

No Brasil, foram licenciados 33.988 veículos novos, com a categoria auto + leve representando 67,1% deste total, em setembro de 2019.

A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do IMESC, no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/comercio-varejista/313.

Volume de vendas do varejo ampliado

O comércio varejista ampliado registrou crescimento de 2,1%, no acumulado de 12 meses, quando comparado ao mesmo período imediatamente anterior. Já o volume de vendas do varejo ampliado aponta para crescimento de 0,3%, no acumulado de 2019 até agosto, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

A variação mensal do volume de vendas apresentada em agosto, quando comparado a julho, indica crescimento de 2,3%. Esse resultado coloca o Maranhão com a quarta maior variação percentual em volume de vendas dentre os 27 estados brasileiros, no comparativo mensal.

Nota de Comércio Varejista

A nota analisa o comportamento do comércio varejista no cenário estadual e nacional, por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos dados da inadimplência de pessoa física no Brasil e no Maranhão.

Analisa-se, também, o comportamento do comércio varejista no Estado do Maranhão utilizando os dados da PMC, fazendo uma abordagem sobre o desempenho do volume de vendas do comércio varejista nas modalidades restrito e ampliado.

São utilizados os dados da dados da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ/MA) para análise dos segmentos do comércio varejista e dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) / Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL São Luís) para análise do nível de inadimplência das famílias maranhenses.

CDL

Recentemente, o IMESC firmou uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), para a elaboração de estudos e pesquisas sobre a dinâmica do volume de vendas do comércio varejista no Maranhão.

Com Acordo de Cooperação Técnica assinado pelas instituições, os pesquisadores do IMESC terão acesso à base de dados do CDL sobre: a inadimplência e intenção de consumo das famílias para o Estado do Maranhão.

“Com essa parceria, teremos acesso de maneira formal à ampla base de dados da CDL, que conjuga informações sobre a atividade do comércio varejista em todo o Estado, possibilitando assim uma análise mais aprofundada da realidade desse importante setor da economia estadual”, explicou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Mais sobre a parceria aqui: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/noticias/701.