IMESC e UEMA realizam I Workshop sobre a Amazônia Maranhense

Publicado em 10/09/2019
Reflexões, debates e novas perspectivas de como a educação – mais precisamente o olhar educativo – influencia no respeito e em ações de sensibilização à Região Amazônica do Maranhão. Esse foi o tema central do I Workshop sobre a Amazônia Maranhense, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão e realizado por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, e teve como tema central “Um olhar Educativo sobre um Ambiente em Transformação”.

Um dos debates centrais do evento tratou dos primeiros produtos resultantes do Zoneamento Ecológico Econômico do Bioma Amazônico do Maranhão (ZEE-MA), que está sendo consolidado pelo Governo do Maranhão. 

“Além de vários debates importantes, como pensar a Amazônia Maranhense sob olhares distintos, este workshop serviu de espaço para a discussão do ZEE-MA como um importante instrumento de ordenamento territorial e planejamento de políticas para melhoria da qualidade de vida da população maranhense”, pontuou o pesquisador sênior do projeto, Luiz Jorge Dias.

O pesquisador, também docente da UEMA, proferiu uma palestra com o tema “Amazônia Maranhense sob a ótica do planejamento e do ordenamento territorial”.

I Workshop sobre a Amazônia Maranhense

Além da palestra citada, o workshop contou, também, com a realização de rodas de debates, painel temático e mesas-redondas. 

Um dos destaques foi a mesa-redonda sobre “Visões multidisciplinares sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico para proteção ambiental”, que contou com a presença de pesquisadores, professores e representantes institucionais.

O IMESC foi destaque em outra mesa-redonda do evento, que trouxe como tema central “Populações, cultura e qualidade de vida na Amazônia Maranhense”, representado pela pesquisadora Talita de Sousa Nascimento.

ZEE-MA

Em agosto deste ano, em solenidade realizada na Reitoria da UEMA, com a participação de gestores públicos e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, foram apresentados o Caderno de Mapas e a Base de Dados em ambiente digital produzidos nessa primeira etapa do ZEE-MA, abrangendo o Bioma Amazônico, território onde vive mais de 61% da população, em 108 municípios. 

O relatório sobre o Banco de Dados e outros documentos do ZEE já podem ser baixados gratuitamente no site do programa, acessando: http://www.zee.ma.gov.br/Portal/relatorios.