IMESC e CDL formalizam parceria de disponibilização de informações, visando o aprimoramento das Notas sobre o Comércio Varejista do Maranhão

Publicado em 06/09/2019

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) firmou, na última terça-feira (4), uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), para a elaboração de estudos e pesquisas sobre a dinâmica do volume de vendas do comércio varejista no Maranhão.

Com Acordo de Cooperação Técnica assinado pelas instituições, os pesquisadores do IMESC terão acesso à base de dados do CDL sobre: a inadimplência e intenção de consumo das famílias para o Estado do Maranhão.

“Com essa parceria, teremos acesso de maneira formal à ampla base de dados da CDL, que conjuga informações sobre a atividade do comércio varejista em todo o Estado, possibilitando assim uma análise mais aprofundada da realidade desse importante setor da economia estadual”, explicou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A análise do nível de inadimplência no Estado é importante para a construção de indicadores sobre a economia estadual. Os dados fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas auxiliarão, ainda na análise qualitativa do impacto das políticas públicas sobre consumidores e no desempenho do comércio no Maranhão.

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Fábio Ribeiro, destacou a importância da contribuição da CDL para o aprimoramento de pesquisas que fortaleçam ações de desenvolvimento do setor.

“Com essa parceria, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de estudos e pesquisas para mapear a realidade do varejo no Maranhão, abrindo possibilidades de iniciativas e ações de impacto no desenvolvimento desse segmento produtivo, que é muito importante para a economia maranhense”, disse.

Nota de Comércio Varejista

Um dos produtos do IMESC, a Nota de Conjuntura Econômica sobre Comércio Varejista é divulgada bimestralmente. O documento faz uma análise do comportamento do comércio varejista no cenário estadual e nacional.

Além dos dados do SPC Brasil/CDL sobre inadimplência de pessoa física no Brasil e no Maranhão, o IMESC utiliza dados da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), dados da Pesquisa Mensal do Comércio - PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

As Notas sobre o Comércio Varejista do Maranhão podem ser acessadas em: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/show/comercio-varejista.