População aprova diagnósticos sobre a realidade dos municípios apresentados durante as Escutas Territoriais

Publicado em 14/06/2019

O Governo do Maranhão encerrou a terceira semana das Escutas Territoriais com excelente receptividade e aprovação da população, que pôde estabelecer as prioridades para investimentos no Orçamento Participativo (OP) 2019, que discute o orçamento público para 2020 e ainda as propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Nas audiências realizadas este ano, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) apresentou o Diagnóstico Situacional Regionalizado do Maranhão, um conjunto de dados com indicadores que foram selecionados a partir dos 65 compromissos do Governador Flávio Dino para os anos 2019-2022.

O conteúdo produzido também está vinculado às demais agendas estratégicas do Governo, como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Selo Unicef e o Consórcio Brasil Central.

Durante as apresentações, os técnicos e pesquisadores do IMESC expõem oito temas sobre a realidade dos municípios maranhenses, agrupados em 22 Regiões de Desenvolvimento: educação, saúde, habitação e saneamento, assistência social, segurança pública, direitos humanos, produção e economia e infraestrutura.

Para a população, a oportunidade de conhecer mais detalhes técnicos sobre a realidade regional ajuda a promover o planejamento dos municípios nas mais diversas áreas.

“Gostei muito de participar dessa audiência pública pelos conhecimentos que obtive. A palestra do IMESC foi muito importante para trazer os indicadores do território fazendo com que possamos usar esse conhecimento para produzir ações para combater as defasagens de saúde, educação, de emprego e renda e demais indicadores apresentados. Só tenho a parabenizar a equipe do IMESC e do Governo por esse trabalho democrático, que com certeza trará avanços para o Maranhão”, disse a gestora em educação superior, Rosilma Soares Barros.

O Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destaca que a apresentações feitas pela equipe do IMESC qualificam o debate sobre as prioridades de investimento público.

“O Diagnóstico apresentado pelo IMESC durante as escutas territoriais é um instrumento de grande importância para ajudar as comunidades a decidirem de forma mais qualificada como priorizar a utilização dos recursos públicos. São informações técnicas que levam mais conhecimento à população sobre a sua própria realidade e tornam mais efetiva a participação popular”, pontuou Gonçalves.

Para Michael Jackson Silva dos Santos, gestor regional de saúde de Bacabal, os estudos apresentados foram fundamentais para colaborar na definição das propostas da população do município a serem encaminhadas para o Governo do Estado.

“Quero parabenizar toda a equipe do IMESC pelos dados coletados, pelas informações repassadas. Um trabalho muito importante para a concepção das propostas e com toda certeza muito importante para nós que trabalhamos com números e indicadores. Essa é mais uma fonte que nos dará suporte para realizarmos nosso trabalho”, comentou o gestor.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou o esforço intelectual dos pesquisadores da instituição.

“A produção do Diagnóstico Situacional Regionalizado envolveu toda a equipe de pesquisadores do nosso instituto. Além da oportunidade de ajudar a população a decidir melhor como organizar o orçamento, esse levantamento também colabora para a construção de outras ações estratégicas do governo”, afirma.

As Escutas Territoriais do Orçamento Participativo prosseguem na próxima semana, com audiências na Regiões Metropolitana (Rosário), Alpercatas (Colinas), Cocais (Codó) e Médio Itapecuru (Itapecuru).