IMESC debate conjuntura econômica no I Encontro Maranhense de Economia, que inicia nesta quinta (23), em São Luís

Publicado em 22/05/2019
A partir desta quinta-feira (23), será iniciada oficialmente em São Luís a programação do I Encontro Maranhense de Economia (EME), que ocorrerá entre os dias 23 e 24 de maio, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e contará com a participação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) em minicursos.

O objetivo principal do evento é debater temas relevantes para a sociedade maranhense e, assim, poder contribuir para o seu desenvolvimento socioeconômico.
“A parceria do IMESC com o EME, assim como a participação do instituto na programação reforça o nosso interesse em estarmos cada vez mais próximos do ambiente acadêmico, possibilitando que desenvolvamos trabalhos em conjunto com as universidades”, afirma Dionatan Carvalho, presidente do IMESC.

A participação do instituto no evento se dará em dois minicursos. O primeiro deles será o de “Espacialização de Indicadores Socioeconômicos com o uso do Qgis”, ministrado pelo geógrafo Ronald Bruno Santos, que ocorrerá dia 23/5, no Laboratório de Informática do PPGDSE, sala A-205 (ao lado da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA - PPGDSE), das 8h às 12h.

Já o minicurso sobre “Definição de Indicadores de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas” ocorrerá nesta sexta-feira (24), ao lado do Laboratório do Centro de Ciências Sociais (CCSO), no 3º Piso, ao lado da Direção de Centro, também das 8h às 12h, ministrada pela economista do IMESC, Talita de Sousa Nascimento.

Encontro Maranhense de Economia

O tema abordado no encontro será “Repensando as estratégias do desenvolvimento no Maranhão” e focará em propiciar a discussão, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, de temas relevantes para o desenvolvimento maranhense e brasileiro. Assim, o encontro visa aglutinar os atores relevantes nessa empreitada, como universidades, empresários, políticos, sociedade civil e a administração pública.

Promovido pelo Departamento de Economia da UFMA e o Conselho Regional do Maranhão (CORECON-MA), o evento contará também com mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos.

“A Comissão Organizadora avalia que a participação do IMESC, com sua experiência na produção de informações socioeconômicas e cartográficas, contribuirá sobremaneira na discussão de temas relevantes para o Estado do Maranhão", avalia o professor e economista José Lúcio, coordenador-geral do encontro.