Secretário Luis Fernando se reúne com reitor da UEMA, Gustavo Costa, para apresentação das atividades do ZEE-MA

Publicado em 21/05/2019
O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, visitou o Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nesta segunda-feira (20), para reunir-se com o reitor Gustavo Pereira da Costa e o vice-reitor, Walter Canales, e apresentar o andamento dos trabalhos do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA).

“O ZEE-MA, depois de concluído, será um instrumento indispensável para atração de novos investimentos, construção de políticas públicas, além de promover o conhecimento sobre a realidade do Estado”, destacou Luis Fernando.

De acordo com o coordenador técnico do ZEE-MA, Luiz Jorge Dias, 70% do diagnóstico do chamado Bioma Amazônia, que abrange um terço do território maranhense e cerca de 100 municípios, já está concluído, e a previsão é de que até o fim do ano ele seja entregue completo. “Com o ZEE concluído, será possível zonear o território segundo as potencialidades e fragilidades naturais, avaliando o conjunto de recursos disponíveis à sociedade”.

Vale lembrar que, em termos de Maranhão, o Bioma Amazônico é o que registra a maior atividade agropecuária do Estado e também possui as maiores reservas ambientais. Dessa forma, é uma área sujeita a conflitos constantes - conflitos esses que devem ser minimizados com a finalização do ZEE.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira, ressaltou que o encontro foi grande uma oportunidade para a Universidade e demais setores envolvidos acompanharem as etapas do Programa e estarem alinhados com a evolução dos trabalhos. A UEMA é um dos principais parceiros do ZEE, fornecendo mão de obra, pesquisadores e pesquisas para o zoneamento. “O Bioma Amazônico ainda dispõe de uma série de potencialidades a oferecer no tocante a possibilidades de investimento privado”, ressaltou o reitor.

Também participaram do encontro o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho, os diretores Hiroshi Matsumoto e Josiel Ribeiro Ferreira, professores e pesquisadores da UEMA.

Parcerias

Durante a reunião, Luis Fernando ainda destacou a parceria que foi firmada, na semana passada, com o Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Por meio de um termo de cooperação e compromisso, o ZEE-MA vai poder utilizar as imagens de satélite da Região Amazônica, geradas pelo órgão, sem custo para o Estado.

Prazos

A agenda de atividades do ZEE segue com a apresentação do Relatório Técnico Preliminar, durante a Expoimp, em Imperatriz, em 10 de julho. A previsão é que em 9 de novembro seja apresentado, para a Assembleia Legislativa, a conclusão do ZEE Bioma Amazônico.