Imesc discute políticas públicas em encontro com representantes da Agência Fitch Ratings

Publicado em 17/04/2019

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho, acompanhado de equipe técnica, participou na manhã desta quarta-feira (17), da reunião promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) com representantes da Agência Fitch Ratings, que discutiu, dentre outros assuntos, a atual conjuntura econômica e social do Maranhão.

 Em sua fala, o presidente do Imesc enfatizou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, elaborada pelo Instituto, além dos indicadores econômicos que explicam essas projeções.

 Investimentos em andamento no Maranhão, também fizeram parte da pauta da reunião. Durante o encontro, o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho abordou os avanços sociais do Governo Flávio Dino, a partir dos gastos e resultados de indicadores sociais nas áreas de saúde, saneamento, educação, renda e segurança.

 O trabalho desenvolvido pela Agência Fitch Ratings consiste em avaliar cenários sobre créditos no Brasil para a comunidade de investidores, tanto brasileiros como internacionais. Depois de avaliar e produzir um relatório, a Agência emite uma nota de classificação para o Estado visitado.

 A reunião aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque e contou, ainda, com a presença de representantes da Agência Fitch Ratings, Paulo Fugulin e Thaís Funagoshi, e da equipe da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan); além de representantes das Secretarias de Estado de Gestão e Previdência (Segep), de Fazenda (Sefaz), de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), de Programas Estratégicos (Sepe), Procuradoria Geral do Estado, Caema e do Porto do Itaqui.