Governo promove encontro nacional de pesquisadores e discute temas estratégicos para o desenvolvimento do país

Publicado em 10/11/2018

Nos últimos três dias, São Luís foi palco do maior encontro de institutos de pesquisa do país, sediando o XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES).

Entre os dias 7 e 9 de novembro, economistas, geógrafos e demais pesquisadores e técnicos das instituições de pesquisa e estatística de todo o Brasil debateram questões do sistema nacional de planejamento e de informações, métodos e demandas para a continuidade das pesquisas e priorização do censo demográfico 2020.

Sob o tema de “Novos Horizontes para as Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Brasil”, o encontro teve como foco o debate de temas estratégicos para o desenvolvimento do país.

Para o presidente da Anipes, Júlio Miragaya, o encontro foi extremamente produtivo.  “Debatemos assuntos da maior relevância para todas as organizações que atuam no Brasil, nessa área de pesquisa, planejamento e estatística. Destaco a discussão sobre o futuro das instituições de pesquisa, planejamento e estatística do Brasil. Esse, com certeza, foi um momento muito rico, em que participaram cerca de 100 pessoas, oriundas de 20 estados da federação”, destaca o presidente da Anipes.

Durante o encontro foram realizadas diversas oficinas e mesas de debates, além de reuniões da diretoria da Anipes. O anfitrião do evento, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, que também atua como vice-presidente da Anipes, destacou a reunião de balanço das atividades da Anipes.

“Tivemos várias deliberações, em relação tanto à nossa programação de atividades técnico-científicas, quanto ao posicionamento político da entidade, assim como em relação aos cortes orçamentários, desmembramento e fechamento de instituições, e por fim, também a construção de uma rede de inteligência territorial em favor do planejamento”, avalia Felipe de Holanda.

Outro tema de destaque do encontro foi a defesa da realização do Censo 2020, organizado pelo IBGE. “Defendemos a garantia da integralidade dos recursos para o Censo 2020, que devem começar a ser liberados em 2019 para que ele possa ser feito em 2020”, relata o presidente do Imesc.

Mais de vinte instituições de todo o país estiveram presentes no encontro. Aldo Paviani, diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), falou da importância da integração das instituições neste momento. "O encontro da Anipes aqui em São Luís está se revelando importante a medida em que as pessoas se encontram, trocam ideias e aprendem umas com as outras. O objetivo geral que percebi, foi o grande interesse das pessoas em cada palestra e oficina. É um marco importante para o Imesc e para o Governo do Maranhão, realizar esse encontro em um momento muito difícil que nós estamos atravessando, que precisa ser levada em conta na hora de qualquer política pública para o desenvolvimento regional”, explica.

Paulo Jannuzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, foi um dos palestrantes do evento e destacou a necessidade de realização do encontro para as instituições de pesquisa. “Apresentamos a importância das estatísticas públicas no atual contexto brasileiro e que nós tivemos uma enorme expansão das políticas públicas. Reafirmamos a pertinência das estatísticas e o fortalecimento dos órgãos subnacionais de pesquisa, planejamento e estatística dentro dos estados”, conclui o professor.

Durante o encontro foi definido o local do Fórum Anipes, que é uma reunião de trabalho da instituição, que ocorrerá no segundo trimestre do próximo ano em Salvador/BA.

Como resultado dos três dias de debates, foi elaborada a Carta de São Luís, que defende: o fortalecimento das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Brasil; o aporte dos recursos necessários para a realização do Censo Demográfico 2030; a incorporação da Agenda 2030 nos instrumentos de planejamento e monitoramento governamentais; o desenvolvimento regional.

No encerramento do evento, os participantes do XXIII Encontro da Anipes puderam desfrutar de uma apresentação cultural, com o grupo de bumba-meu-boi maranhense Nina Rodrigues, em um momento de congregação entre as instituições participantes.