Volume de vendas do comércio varejista maranhense apresenta variações positivas desde agosto de 2017

Publicado em 15/06/2018

No acumulado de 12 meses, encerrado em abril, o volume de vendas do varejo restrito e ampliado maranhense apresentaram crescimento de 6,7% e 9,9%, respectivamente, segundo dados da Nota de Comércio Varejista divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nesta sexta-feira (15). O volume de vendas vem apresentando variações positivas desde agosto de 2017. A análise completa da Nota encontra-se disponível no site do Imesc, pelo linkhttp://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/232.

De acordo com os dados divulgados hoje (15), em abril o índice do volume de vendas no varejo restrito registrou 92,9 pontos, que descontados os ajustes sazonais, significa que está 10,5% abaixo do ponto mais alto da série histórica, que ocorreu em outubro de 2014, (103,9 pontos), e apresentou recuo de 0,4% em relação a março de 2018.

Na comparação com abril de 2017, o volume de vendas cresceu 1,1%, representando a décima quarta taxa positiva, embora menos acentuada desde março de 2017. Para a economista Marlana Portilho, “a consolidação da retomada do setor varejista maranhense dependerá sobretudo da melhoria das condições de consumo, proveniente, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho”.

A abrangência setorial do varejo restrito é composta principalmente pelos segmentos de Combustíveis e lubrificantes; Hipermercados e supermercados; Alimentos, bebidas e fumo; Tecidos, vestuário e calçados; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Móveis e eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Livros, artigos culturais; Artigos de uso pessoal e doméstico; dentre outros.

O volume de vendas do varejo ampliado, que inclui o varejo e as atividades de Veículos, motocicletas, partes e peças e de Material de Construção, apresentou alta de 6,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, sobretudo, influenciado pelo crescimento das vendas de veículos novos de 41,7% nessa base de comparação, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).  

Comércio Varejista Nacional

No mês de abril de 2018, o volume de vendas do comércio restrito, com ajuste sazonal, cresceu 1,0% em relação a março de 2018, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE. Todos os setores de atividade econômica apresentaram desempenho positivo, com destaque para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; Combustíveis e Lubrificantes; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apresentaram o crescimento de 4,8%, 3,4%, 1,5% e 1,0%, respectivamente.

Nota de Comércio Varejista

A nota de Comércio Varejista é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, que analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e das pesquisas de Endividamento e Inadimplência e Intenção de Consumo das Famílias Ludovicenses, ambas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA).