Oficina de leitura comunitária do PDDI em São José de Ribamar debate educação e mobilidade urbana

Publicado em 15/03/2018

Temas como educação, cultura e mobilidade urbana mobilizaram o debate da Oficina de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) em São José de Ribamar, na manhã desta quinta-feira (15). O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e em parceria com a Agência Estadual Metropolitana (Agem) e o Instituto de Estudos Cartográficos Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).

A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, que conta com 13 municípios mapeados, para nortear ações de curto, médio e longo prazo.

Em São José de Ribamar, foram mais de 160 presentes, com a participação de vereadores e secretários municipais, além de técnicos da Agem, Imesc, Secid e a presença maciça da sociedade civil, com representantes de diversas associações e lideranças comunitárias.

Na ocasião, foram debatidos diversos indicadores encontrados no município, entrando em temas como segurança, resíduos sólidos, mercado de trabalho, mobilidade urbana, entre outros.

A realização da oficina de leitura comunitária foi recebida com entusiasmo pela população de São José de Ribamar, que participou em peso do evento. O debate da sociedade civil sobre o PDDI foi comemorado pelo prefeito do referido município, Luís Fernando Silva. “É com muita alegria que recebemos esta oficina, porque temos o hábito de planejar coletivamente. Nosso plano de desenvolvimento do município é feito com a sociedade. E é por isso que o PDDI vai ter a face de cada cidadão da região”, afirmou o prefeito.

Representando a Associação de Pais e Amigos Reviver, da Vila Roseana Sarney, em São José de Ribamar, Maria da Conceição Lima Sousa elogiou a realização da oficina no município. “A oficina foi muito produtiva, pois tivemos a capacidade de expor os problemas do município e conhecer mais sobre São José de Ribamar, com dados sobre educação, mobilidade urbana, cultura, entre tantos outros”, comemorou.

“A oficina de leitura comunitária em São José de Ribamar mostrou que a elaboração do plano de desenvolvimento metropolitano vem coroar um processo de construção da gestão metropolitana, que além de ser efetiva, tem sido bastante participativa. Temos contado com a participação da sociedade civil, com comitê de bacias, consórcios, por exemplo, que tem qualificado este debate, para que possamos identificar os reais problemas da região metropolitana e poder atuar de uma forma planejada”, analisou o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, José Antônio Viana Lopes.

A partir do levantamento de dados e informações em pesquisas de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários, observação direta intensiva e registro fotográfico, os técnicos organizaram as informações que foram discutidas e complementadas pela comunidade, construindo uma visão compartilhada dos problemas e potencialidades de cada município da Grande São Luís.

O Diagnóstico da Região metropolitana será elaborado de forma participativa, com o aporte da visão e das demandas dos gestores e de representantes da sociedade civil das 13 municipalidades envolvidas, servindo também como base para a identificação das funções de uso comum, das macrodiretrizes e do macrozoneamento da Região Metropolitana da Grande São Luís.

As oficinas encerram-se nesta sexta-feira (16), em São Luís.