Entre janeiro e setembro de 2017, mercado de trabalho maranhense aponta melhor saldo desde 2014

Publicado em 20/10/2017

Divulgada nesta sexta-feira (20), a Nota Mensal de Mercado de Trabalho no Maranhão referente ao mês de setembro de 2017, elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), mostra que o emprego formal maranhense gerou 585 vagas adicionais no acumulado do ano, registro que configura o melhor saldo desde 2014. A versão completa da nota pode ser acessada no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/189

Segundo os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED/MTE), na comparação de setembro de 2017 com o mesmo período do ano passado, que obteve o fechamento de 1,6 mil postos de trabalho, nota-se que o mercado de trabalho maranhense apresenta trajetória de recuperação. Isto é notado, especialmente no desempenho da Construção Civil e da Agropecuária, que tiveram a abertura de 302 e 104 vagas, respectivamente.

O economista do Imesc, Geilson Pestana, observa que em relação aos dados acumulados ao longo do ano, as contratações superaram as demissões em 585 empregos, o que configura o melhor saldo desde 2014, que obteve 12,1 mil novas vagas. “Relativamente ao acumulado de 2016, nota-se reversão do comportamento de encolhimento do emprego formal para um patamar de recuperação ao longo de 2017, apresentando a variação absoluta de 11,6 mil novas vagas”, explica. 

No Maranhão, cinco setores registraram resultados positivos, sob a liderança dos Serviços, com 2,3 mil novos postos de trabalho e Construção Civil, com 1,3 mil vagas, e três apresentaram desmobilização de trabalhadores formalizados, com predominância no Comércio, com o fechamento de 3 mil vagas.

Em setembro de 2017 foram apontadas nove demissões líquidas. A Indústria de Alimentos e Bebidas foi o setor que mais pesou negativamente nesse resultado, com a eliminação de 958 vagas no segmento de Fabricação de Açúcar.

Cenário Nacional

Já no mercado de trabalho formal brasileiro foram eliminados 34,4 mil postos de trabalho em setembro de 2017, configurando-se no sexto resultado positivo consecutivo do ano. Em termos setoriais, quatro subsetores apresentaram contratações líquidas no país, Indústria de Transformação, Comércio, Serviços e Construção Civil, com a criação de 25,7 mil, 15 mil, 3,7 mil e 380 vagas, respectivamente. Já os setores da Agropecuária e de Serviços Industriais de Utilidade Pública lideraram as demissões líquidas, com o fechamento de 8,4 mil e 1,2 mil postos de trabalho, respectivamente.