Imesc realiza oficina de capacitação para técnicos da Região Metropolitana da Grande São Luís

Publicado em 29/09/2017

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), a Oficina de Capacitação de Técnicos das Municipalidades Integrantes da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), como parte da programação de discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana da grande São Luís (RMGSL).

O evento realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Agência Metropolitana (Agem) e Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), aconteceu no auditório do Palácio dos Leões, e teve por objetivo estabelecer e aprofundar o diálogo com técnicos e gestores municipais focados nos temas que são centrais para a construção dos instrumentos de planejamento para a gestão plena metropolitana.

Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, esse momento é importante para o estreitamento das relações entre governo e interlocutores dos municípios. “É com eles que vamos realizar o importante trabalho de levantamento das especificidades dos respectivos municípios, dos territórios e também das demandas estratégicas relacionadas às chamadas funções públicas de interesse comum”, explicou.

A prefeita de Axixá, Sônia Campos, destacou a importância da iniciativa do governador Flávio Dino para o desenvolvimento dos treze municípios que fazem parte da metrópole. “A capacitação é fundamental para o processo da metropolização, pois nossos técnicos, que vivem no município, sabem das dificuldades, conhecem a realidade de lá”.

O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, falou da importância do trabalho sistêmico do Governo do Maranhão, entre Agem, Imesc e Secid. “Nos seminários preparatórios que realizamos, já pudemos ter um espaço de contato com a sociedade civil e os técnicos do Imesc, para tratarmos do PDDI. A Agem, Imesc e Secid estão trabalhando de forma unida e articulada com os municípios, para transformar em realidade o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado”, comentou.

O Imesc é responsável pela realização do Diagnóstico Participativo Sociodemográfico, Econômico e Territorial da Grande São Luís, que irá disponibilizar os dados e análises que constituirão subsídios para a formulação de políticas públicas que reflitam toda a complexidade da região metropolitana, e a consequente definição de projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento regional.

Além do presidente do Imesc, Felipe de Holanda, e do presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes, estiveram presentes na oficina, o secretário-adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, José Antonio Viana Lopes, o prefeito de Morros, Sidrack Feitosa, a prefeita de Axixá, Sônia Campos, o vice-prefeito de São José de Ribamar, José Eudes Sampaio.