Imesc assina convênio com a Sema para estudos da bacia do Rio Itapecuru

Publicado em 18/09/2017

Foi assinado nesta sexta-feira (15), o termo de cooperação técnica entre o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O convênio tem como objeto a elaboração de um estudo sobre a  Dinâmica da Paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.

O trabalho, conduzido pelo Imesc, conta com o apoio da Sema, além da participação de técnicos e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Rio Itapecuru é reconhecidamente um dos principais desafios de gestão ambiental do estado, por ser o principal abastecedor de água da Ilha de São Luís, além de possuir um curso longo e que atende cerca de 50 municípios ao longo de estado. “O estudo apresenta grande relevância, pois, se não houver um conjunto de ações de intervenção no rio, para recuperação de sua capacidade de vazão, suas matas ciliares, suas áreas de preservação permanente, nós vamos enfrentar problemas de escassez de água, para uso humano e também para uso industrial’, alertou o presidente do Imesc, Felipe de Holanda.

O estudo do Imesc vai permitir a construção de um diagnóstico que irá elencar quais são as intervenções prioritárias no rio, e também possui um papel estratégico pois irá permitir a aceleração do processo de institucionalização de um comitê da bacia do Itapecuru, servindo, assim, como um marco para as demais bacias hidrográficas do estado.