Imesc lança a revista Mundo Econômico em parceria com o Corecon Acadêmico

Publicado em 15/09/2017

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, proferiu nesta quinta-feira (14), a palestra sobre formação profissional, acadêmica e a responsabilidade social do economista, durante o lançamento da Revista Mundo Econômico, projeto de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, fundado e composto por uma comissão de estudantes membros do Conselho Regional de Economia Acadêmico do Maranhão (Corecon Acadêmico MA) em parceria com o Imesc

 

Na ocasião, Felipe de Holanda explanou sobre a atuação do Imesc nos estudos socioeconômicos, ambientais e cartográficos no Maranhão. Fez uma retrospectiva do Instituto desde seus antecessores, como Instituto de Pesquisas Econômico-Sociais e Informática (IPEI), Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES), Instituto de Estudos e Análises Socioeconômicas (IEASE), dentre outros.

 

 “O Imesc tem sido um laboratório para a formação de vários economistas. Os pesquisadores, em paralelo à formação curricular, desenvolvem  expertise em técnicas importantes aplicadas nas análises socioeconômicas. Sou muito orgulhoso desse papel formador do Imesc e das pesquisas e trabalhos desenvolvidos aqui. Somos uma instituição cuja missão é contribuir para o debate sobre o desenvolvimento econômico e social do Estado, com ênfase no diagnóstico, monitoramento e avaliação de políticas públicas, pensando de forma territorial e voltada para o longo prazo”, destacou, Felipe de Holanda.

 

O evento também contou com a presença do membro do Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon MA), Jadson Pessoa, do coordenador e editor da Revista Mundo Acadêmico, João Carlos Souza Marques, da vice-presidente do Corecon Acadêmico, Jainne Coutinho, além de estudantes do curso de Economia.

 

Organizada pelo Corecon Acadêmico MA e pelo Imesc, a Revista Mundo Econômico será publicada semestralmente. A publicação tem por objetivo fomentar a produção científica das instituições de ensino superior maranhenses com enfoque em assuntos socioeconômicos. Buscando, assim, abrir espaço para revelar a capacidade intelectual dos acadêmicos e profissionais maranhenses e trazer produções textuais com elevado teor crítico e científico.

 

Para João Carlos, economista do Imesc e coordenador da Revista, o apoio do Corecon e do Imesc na criação do periódico foram cruciais, desde a captação dos trabalhos, processo de triagem, revisão, diagramação e publicação. “Coordenar um projeto como esse não é fácil, ainda mais sem muita experiência e guiado apenas pelo sonho de trazer um meio de publicar e fomentar o desenvolvimento acadêmico”, pontuou.

A revista publica artigos de estudantes, professores e especialistas sobre os mais diversos temas relacionados ao cenário econômico, além de trazer entrevistas com economistas e experiências de profissionais que atuam nas mais diferentes áreas das ciências econômicas, demonstrando a relevância do debate e da profissão para entender as transformações sociais.

Acesse a Revista Mundo Econômico no link: http://imesc.ma.gov.br/src/upload/publicacoes/REVISTA_CORECON21.pdf