Imesc divulga Nota de Agricultura Maranhense referente ao mês de junho de 2017

Publicado em 11/07/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta terça-feira (11), a sexta Nota de Agricultura Maranhense com base nos dados do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do IBGE, referente ao mês de junho. De acordo com a publicação, a safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.628 mil toneladas, maior em 114,0% em comparação com a safra de 2016.

Previsão da produção de grãos em junho de 2017 tem reavaliação positiva É o apresenta a Nota de Agricultura Maranhense, divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) nesta terça-feira (11).

De acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA do IBGE, referentes ao mês de junho de 2017, a safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.628 mil toneladas, maior em 114,0% em comparação com a safra de 2016.

Levando em consideração a estimativa agrícola do mês de junho de 2017, a produção de grãos maranhense apresentou acréscimo de 0,5% em relação à estimativa do mês anterior. Isso se deve ao aumento de 0,7% na produção de soja, o equivalente a 17,8 mil toneladas.

Segundo o economista do Imesc, Anderson Silva, “a regularidade das chuvas em Lagoa do Mato, Parnarama, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas e Benedito Leite, foi fundamental para que os produtores fossem estimulados a aumentar a produção. Assim, a produção estimada de soja é de 2.509 mil toneladas, ante 2.491 mil toneladas no mês anterior”, explica.

Já a produção estimada de milho apresentou aumento de 0,2%, com acréscimo de 4 mil toneladas em comparação ao mês de maio, o que significa que os produtores maranhenses deverão colher 1.645 mil toneladas. No município de Bom Jesus das Selvas, por exemplo, deixou-se de cultivar o milho de acordo com técnicas tradicionais (roça de toco e consorciada), optando-se pelo cultivo mecanizado, o que contribuiu para o bom desempenho dessa cultura no município, conforme levantamento do IBGE.

Para acessar a Nota de Agricultura Maranhense, acesse o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/170

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. A Nota, deste modo, se propõe fazer uma discussão prévia dos resultados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O LSPA trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA’s e COREA’s) que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).