Nota de Comércio Varejista Maranhense aponta recuo de 5,3% no volume de vendas

Publicado em 22/05/2017

A Nota de Comércio Varejista do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), divulgada nesta quinta-feira (18), aponta um recuo de 5,3% e de 7,4%, respectivamente, no volume de vendas do Comércio Varejista Restrito e Ampliado no Maranhão.

Os dados do estudo apontam ainda que a retração do comércio varejista ampliado foi influenciada, sobretudo, pelo encolhimento nas vendas de veículos novos, que nos últimos 12 meses, apresentou recuo de 54,9%, contra o período imediatamente anterior, segundo os dados do Departamento de Trânsito do Maranhão – DETRAN-MA.

“O desempenho do comércio varejista maranhense continua sendo impactado pela restrição orçamentária das famílias, decorrente do menor ritmo da atividade econômica e da taxa de desocupação. Desde meados de 2014, nota-se um acentuado recuo na quantidade de venda de veículos novos no Estado, ao passo que pode esconder a possível dinâmica criada no mercado de veículos usados. O indicador mostra que o esgotamento da capacidade de consumo das famílias pode ser um entrave na retomada das vendas do setor”, comenta a pesquisadora do Imesc, Marlana Portilho.

A Nota aponta que, segundo os dados da pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Fecomércio, as famílias continuam com endividamento em patamar elevado, saindo de 74% em março para 76,1% em abril.

“A redução da massa salarial, do desemprego em patamar elevado e da taxa de juros ainda alta contribuem para a manutenção do endividamento elevado das famílias ludovicenses. Além disso, têm-se os gastos extras de início de ano, como matrículas de escola, pagamento de IPVA, dentre outros, que acabam comprometendo o orçamento das famílias”, apontou a economista.

A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/155