Projeto Bem Estar movimenta servidores do Imesc com Ginástica Laboral

Publicado em 17/05/2017

Os servidores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) participaram do “Projeto Bem Estar no Imesc”, que levou a Ginástica Laboral para o Instituto. A atividade busca movimentar a rotina e ajudar na melhoria da produtividade, com exercícios corporais que contribuem para a prevenção de lesões e danos decorrentes de tensões acumuladas na jornada de trabalho.

A ação faz parte do projeto Bem Estar, coordenado pela Superintendência de Acompanhamento e Valorização do Servidor, que visa contribuir  para a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores do Estado do Maranhão.

A ginástica foi direcionada pelo fisioterapeuta Rafael Duarte, que sincronizou exercícios para o corpo, mas que também refletem em benefícios para a mente dos profissionais:

“A Ginástica Laboral é importante em diversos aspectos. Um dos benefícios fisiológicos é o alívio do estresse da musculatura, que às vezes fica sobrecarregada, dependendo do tipo de atividade que aquele servidor desempenha. Há também os benefícios psicológicos: a ginástica ajuda na diminuição da tensão psicológica, fazendo com que o servidor tenha mais atenção no seu trabalho. O exercícios trazem ainda o benefícios sociais, porque melhora o convívio e as relações interpessoais dos setores”, explicou o profissional.

A estagiária Jainne Coutinho, do Departamento de Estudos Regionais e Setoriais, aprovou a iniciativa: “A Ginástica Laboral é uma iniciativa muito importante porque, além do benefício para a saúde, ajuda a descontrair o espaço de trabalho. A gente consegue relaxar e ter um momento diferente dentro do ambiente profissional”.

Ao todo, 30 servidores participaram da atividade, que integrou estagiários, técnicos e gestores.

“A Ginástica foi bem relaxante. É sempre bom nos exercitarmos, até para ter um bom desempenho no trabalho”, reforçou a chefe de Gabinete, Marilene Gomes.

 

Ginástica Laboral

A ginástica laboral baseia-se em uma série de alongamentos por diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Diferentes para cada função exercida pelo servidor, os alongamentos são de baixa intensidade e ocorrem em um curto período de tempo (de 10 a 15 minutos), a fim de evitar sobrecarregar e cansar o funcionário.

No Imesc, as atividades acontecerão a cada 15 dias, sempre buscando aliar saúde e integração do servidor. Quem não participou, pode realizar a inscrição na Sala de Recursos Humanos (111).