Imesc divulga Nota de Comércio Varejista referente ao mês de dezembro de 2016

Publicado em 20/02/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta sexta-feira (17), a Nota de Comércio Varejista, referente ao mês de dezembro de 2016.

De acordo com a publicação, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro recuou 6,2% em 2016, registrando a maior queda da série histórica desde 2001. O setor varejista do país vem sendo afetado pela recessão econômica, manifestada pela queda da confiança e pela deterioração do mercado de trabalho.

No Maranhão, o volume físico de vendas do comércio varejista restrito registrou queda de 1,2% na passagem de novembro para dezembro. Na comparação com dezembro de 2015, as vendas recuaram 3,0%. Já no acumulado de 12 meses, o volume de vendas do varejo apresentou queda de 6,8%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

"Diante de uma conjuntura econômica desfavorável no cenário nacional, com perdas de postos de trabalho, em um contexto de inflação e taxa de juros altas, o volume de vendas do comércio do Estado foi impactado negativamente", explica a economista do Imesc e coordenadora da publicação, Daniele de Fátima Amorim.

A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/129

 

Nota de Comércio Varejista

A Nota é um dos produto do Boletim de Conjuntura Econômica, e analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio - PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; e as pesquisas de Endividamento e Inadimplência e Intenção de Consumo das Famílias Ludovicenses, ambas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão - Fecomércio.