Imesc participa de assinatura de termo de criação do Centro Ignácio Rangel de Desenvolvimento

Publicado em 13/02/2017

Visando estimular a realização de pesquisas que analisem e indiquem os principais desafios e estratégicas de desenvolvimento do Maranhão e do Brasil, o
presidente do Imesc, Felipe de Holanda, participou, nesta segunda-feira (13), da assinatura da portaria que cria o Centro Ignácio Rangel de Estudos do Desenvolvimento. Por meio dos trabalhos realizados no Centro, serão apontados novos eixos de crescimento e possibilidades de ganhos para a população e de melhoria de qualidade de vida dos maranhenses.

O Centro Rangel tem ainda o objetivo de apoiar e difundir a obra do economista Ignácio Rangel por meio de programas, projetos e eventos , além de constituir acervo de memória oral sobre os temas afins do Centro: economia, educação, ciência e questões agrárias e territoriais do Maranhão. A produção de pesquisa se dará por meio de uma política de fixação de recém-doutores nas três grandes instituições de pesquisa do Estado – Uema, Uemasul e Ufma.

Para o presidente do Imesc, o Centro é uma iniciativa oportuna, uma vez que o Maranhão está precisando pensar o desenvolvimento do Estado em longo prazo. “A instalação do Centro Ignácio Rangel vem nessa direção. O nome do homenageado não é à toa, é um maranhense com uma obra extremamente vasta e respeitável sobre o desenvolvimento Nacional e Regional. Essa iniciativa vai ser muito importante no sentido de aprimorar os trabalhos sobre o desenvolvimento do Estado”, disse Felipe de Holanda.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, disse que a ideia é que os pesquisadores envolvidos no Comitê de Governança já trabalhem um programa de desenvolvimento de ações para este ano. “O primeiro evento será agora dia 20 com o lançamento do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) do Projeto Ignácio Rangel para atrair pesquisadores recém-doutores para o Maranhão, com o objetivo de nos ajudar a pensar no desenvolvimento do Estado e do Brasil”, disse.

O edital de apoio às pesquisas voltadas ao Desenvolvimento: Ignácio Rangel está sendo finalizado pela Fapema, levando em consideração as contribuições que foram dadas por pesquisadores que atuam em diferentes áreas de conhecimento da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Estadual do Maranhão Sul (Uemasul).

Biblioteca Ignácio Rangel

O Imesc mantém a  Biblioteca Ignácio Rangel, um centro de documentação e pesquisas, além  e repositório oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Biblioteca passa por um momento de reformulação, com a atualização de seus dados e acervo, trabalhando para garantir acesso à toda obra do economista Ignácio Rangel.

A Biblioteca é aberta ao público, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 19h00, na sede do IMESC, localizada na Avenida do Vale, Edifício Zircônio (1º andar), Renascença II.