Imesc disponibiliza mapas e dados de monitoramento referentes ao Sistema de Produção e Abastecimento do Maranhão

Publicado em 09/01/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) disponibiliza em sua página oficial na internet, o conteúdo produzido pela Sala de Situação do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab).

Criado pelo governador Flávio Dino em 2015 e coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o Sepab tem como objetivo coordenar ações integradas na agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, com foco no abastecimento, em todo o território estadual.

O presidente do Imesc, Felipe de Holanda, explica a posição do Instituto dentro das ações do Sepab. “Cabe ao Imesc apoiar tecnicamente no monitoramento e avaliação das ações e de seus resultados obtidos nas diversas cadeias produtivas, oferecendo suporte cartográfico, elaborando indicadores e colaborando nas análises para tomadas de decisões estratégicas”, pontua Felipe.

A Sala de Situação agrega Mapas das Cadeias Produtivas incentivadas, contemplando o status das ações em andamento. Os mapas e documentos auxiliam no monitoramento e avaliação das ações das cadeias produtivas e disponibilizam informações estratégicas aos investidores privados, aos agentes da economia solidária e da produção familiar, nos âmbitos da agricultura, pecuária, pesca, aquicultura, florestas e agroindústria.

O Sepab funciona no âmbito do “Programa Mais Produção” que define 10 cadeias produtivas prioritárias (feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura – caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel) a serem trabalhadas com foco no abastecimento do estado e na busca pela autossuficiência. Seu objetivo é promover o adensamento de cada cadeia e dos arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.

"O trabalho do Programa Mais Produção contempla mais de 125 municípios, em dez cadeias produtivas. Em parceria com o Senar, estamos oferecendo assistência técnica e gerencial a 1550 propriedades. Esses são alguns números que mostram o enorme alcance do programa e um acompanhamento detalhado das ações e dos resultados vai contribuir para que ele possa ser sempre aperfeiçoado", reforça o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

As ações definidas para as cadeias produtivas serão executadas pelas secretarias e órgãos que compõe o Sepab: Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima, que exerce a coordenação, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar - SAF, Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – Seinc, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social - Sedes, Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres, em Parceria o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural -   Senar, além do IMESC.

Para ter acesso ao conteúdo da Sala de Situação Sepab, acesse o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Projetos