Imesc divulga Nota de Comércio Varejista referente ao mês de setembro

Publicado em 23/11/2016

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quarta-feira (23), a Nota de Comércio Varejista, referente ao mês de setembro de 2016.

De acordo com a publicação, o volume de vendas físicas do comércio varejista registrou queda de 1,0% no mês de setembro, em relação ao mês anterior (dados ajustados sazonalmente), terceiro resultado negativo consecutivo no ano, e é a segunda maior retração observada para o mês de setembro desde o ano de 2002 (-1,2%).

Em relação ao volume físico de vendas do comércio varejista restrito maranhense, o estudo aponta ainda que o mês de setembro apresentou a quinta queda consecutiva no ano, mas com suavização em relação ao mês anterior, quando registrou recuo de -0,6%.

“O cenário econômico brasileiro enfraquecido, com deterioração do mercado de trabalho e taxa de juros alta, vem influenciando negativamente o desempenho do setor. Esse resultado significa que a recuperação da atividade econômica brasileira, e, por conseguinte, do comércio estadual, ainda está obscura. Porém, com a proximidade de datas festivas (Natal e Ano Novo), a perspectiva é que haja, pelo menos, uma redução no ritmo de queda do volume de vendas no ano”, apontou a economista do Imesc e coordenadora da publicação, Daniele de Fátima Amorim.

A análise completa do Comércio Varejista encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, no link: http://imesc.ma.gov.br/src/upload/publicacoes/Nota_Com%C3%A9rcio_Varejista_Set1.pdf

 

Nota de Comércio Varejista

A Nota é um subproduto do Boletim de Conjuntura Econômica, e analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio - PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; e as pesquisas de Endividamento e Inadimplência e Intenção de Consumo das Famílias Ludovicenses, ambas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão - Fecomércio.