Pesquisadores do Imesc lançam estudo sobre seca e estiagem no Maranhão

Publicado em 04/10/2016

Os pesquisadores Ribamar Carvalho e Yata Anderson Masullo, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), lançaram nesta terça-feira (04), a pesquisa intitulada “Análise da Incidência da Seca e Estiagem no Estado do Maranhão”. O estudo busca monitorar e analisar os indicadores socioambientais que influenciam a incidência seca e estiagem no território estadual, a partir de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar.

Segundo o geógrafo do Imesc, Ribamar Carvalho, o Estado do Maranhão não se diferencia da realidade da maior parte da Região Nordeste, que possui como uma das suas principais características ambientais a problemática da seca. Mesmo possuindo uma considerável rede hídrica, não é suficiente para suprir a necessidade do Estado, devido aos tipos climáticos com um período chuvoso de chuvas mal distribuídas e outro período seco, fato que agrava a ocorrência de secas e estiagens no Estado.

O Maranhão possui características ambientais bem diferenciadas ao longo do seu território, em relação a fatores climáticos, a mesorregião Leste é a mais próxima do clima semiárido nordestino e assim a mais propícia a processos de estiagem.

Segundo o estudo, no mês de agosto de 2016 as poucas chuvas contribuíram significativamente para ampliar a área de seca extrema, avançando para os setores central e sul do Estado. Além da agricultura de grande porte como o agronegócio, os pequenos agricultores também sofrem com perdas de suas plantações e animais.

“No último mês tivemos o maior índice de estiagem no Maranhão com uma porcentagem de 57% com seca extrema, colocando em risco a população, produção agrícola e rebanhos”, pontuou o pesquisador.

Diante dessa realidade, o Governo Federal decretou situação de emergência decorrente da estiagem para oito municípios maranhenses, desses, três sofreram com essa problemática no ano passado: Chapadinha, Tufilândia e Formosa da Serra Negra e cinco que já configuraram nessa lista de estiagens em anos anteriores: Balsas, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos e Sítio Novo.

Para encontrar a pesquisa completa, basta acessar o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/1/111

Outras publicações sobre o tema

O Imesc realiza também o monitoramento de incidências dos focos de queimadas no Maranhão, com a publicação trimestral do Relatório de Queimadas Maranhenses. O Instituto também apresenta um estudo com o monitoramento das incidências de queimadas nas 21 áreas consideradas Terras Indígenas, chamado “Análise da Incidência de focos de Queimadas nas Terras Indígenas do Estado do Maranhão”. Todos disponíveis no site do Imesc: www.imesc.ma.gov.br