Imesc dá mais um passo para construção do Planejamento Estratégico

Publicado em 05/09/2016

Com o objetivo de fazer uma avaliação institucional das informações colhidas junto a chefes de departamentos e definir agenda de trabalho, diretores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) se reuniram nesta segunda-feira (05) com o presidente da instituição, Felipe de Holanda e com o consultor Mauro Leray.

Durante a reunião, Mauro Leray demonstrou mapas estratégicos baseados na metodologia balanced scorecard  e aplicados em instituições do setor público, além de detalhar os próximos passos para a construção das ferramentas de planejamento  adequadas ao perfil do órgão.

“A construção dos mapas estratégicos é fundamental para que possamos avançar na formatação dos indicadores e das metas. O balanced scorecard nos auxiliará de maneira prática na criação e avaliação de objetivos, alinhando as ações e medindo o desempenho de cada um dos indicadores criados,” explicou Leray.

Os diretores do Imesc avaliarão os relatórios produzidos por chefes de departamento para a construção dos objetivos estratégicos, depurando e compilando as informações com base em papers e documentos já produzidos pelo órgão, a exemplo do sistema de monitoramento de metas e das atividades, de detalhamento das necessidades do Instituto:

“O processo de construção do Planejamento Estratégico conjuga o esforço de unificar não só as ações demandadas pelo governo do estado com o fluxo continuo do Imesc, como a construção de uma sinergia interna de ações, de recursos técnicos, de recursos financeiros em torno de grandes metas, relacionando-os com o que cada um faz, racionalizando os esforços com focos concretos de metas e da realidade financeira”, pontuou o Frederico Burnett, diretor de estudos e pesquisas.

O Imesc já realizou duas etapas do Planejamento Estratégico: definição de missão, visão e valores; construção de infodiagnósticos dos departamentos e demais setores. Nas próximas semanas o instituto dará andamento à construção dos objetivos estratégicos, definição de indicadores e metas e redação do documento final para o biênio 2017-2018