Imesc divulga Atlas do Plano Mais IDH

Publicado em 22/07/2016

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) disponibiliza o Atlas Mais IDH. Composto de informações georreferenciadas na forma de mapas temáticos de natureza geográfica, de recursos naturais e socioeconômicos, o Atlas reúne mapas temáticos de drenagem, uso e ocupação da terra, uso institucional, municipal e carta-imagem dos trinta municípios do Plano Mais IDH.

O Plano Mais IDH busca promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades socioespaciais do estado, tendo como estratégia o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O Plano ressalta a importância de, através do conhecimento da realidade socioeconômica e ambiental daqueles territórios, construir uma base de dados capaz de nortear a elaboração e implementação de políticas públicas.

Organizados por áreas de abrangência dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH do Estado do Maranhão, o documento é embasado em dados geográficos, socioeconômicos e naturais, reunindo informações espacializadas, permitindo o conhecimento, a localização e o aprofundamento das mais variadas peculiaridades dos territórios municipais com suas potencialidades e fragilidades. A identificação de tais aspectos, sejam eles positivos ou negativos, auxiliará no planejamento governamental e no norteamento das políticas públicas.

O Atlas do Mais IDH é um dos instrumentos imprescindíveis para o desenvolvimento de estudos e elaboração de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida da população do Estado.

Toda verificação dos dados disponíveis foi realizada através de trabalho de campo, realizado pelo Imesc entre os anos 2012 e 2014. Disponibilizados como imagens, em formato PDF, o acervo de mapas do Atlas pode ser baixado para impressão seguindo as indicações de formato, condição indispensável para assegurar resolução adequada e visibilidade das informações contidas.

Acesse a publicação: http://imesc.ma.gov.br/src/upload/atlas/ATLASCOMPLETO.pdf